Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

A Lei Rouanet tem solução? Em meio ao caos, surgem medidas positivas - conheça um dos principais projetos

A gestora cultural, Flávia Faria, desenvolveu um novo sistema de incentivo à cultura após anos de atuação nos bastidores da política nacional.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/8/2023 14:38
Músico se apresentando na rua. Foto: pixabay.

Muitos artistas como Rodrigo Gurgel e Gerald Thomas consideram a Lei Rouanet como um dos projetos públicos mais caóticos do Brasil. Em 2016, a Operação Boca Livre descobriu mais de 180 milhões roubados dos cofres públicos através do sistema da lei de incentivo à cultura.

Para a gestora cultural Flávia Faria Lima:

“Todas as notícias de corrupção envolvendo a Lei Rouanet que aparecem e apareceram nas manchetes podem ser apenas a ponta de um iceberg com desdobramentos que nós não vemos.

O sistema SALIC foi feito para que apenas as grandes empresas e produtoras consigam o incentivo fiscal. Foram formados verdadeiros cartéis que se aproveitam da Lei Rouanet”,
disse em entrevista ao novo documentário da BP, Aos Amigos, A Lei.

Para solucionar a questão, Flávia propõe um novo sistema.

A nova proposta: o Sistema Integrado de Cultura (SIC)

Segundo Flávia, o Sistema Integrado de Cultura (SIC) busca acabar com os possíveis cartéis formados pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC) e a facilitar a fiscalização e a transparência da Lei Rouanet.

Alguns dos principais métodos de funcionamento pensados para o SIC são:

  1. Todos os procedimentos de aprovação e fiscalização de um projeto devem acontecer no mesmo sistema, o que não ocorre no SALIC;
  2. Através do aplicativo do SIC, todos os cidadãos podem ter acesso aos valores repassados para os artistas e as empresas beneficiadas pelo incentivo fiscal;
  3. Diferente do SALIC, o SIC deve possuir um subsistema chamado Pontes de Fomento. Esse sistema seria responsável por direcionar parte dos incentivos fiscais apenas para os artistas com poucos recursos;
  4. As grandes empresas não podem patrocinar os mesmos produtores e artistas com os incentivos concedidos pelo governo. O SIC faria com que houvesse um rodízio nos projetos financiados, impedindo a formação de cartéis; 
  5. O sistema avaliaria todas as empresas patrocinadoras e todos os artistas  e produtores que requererem incentivo fiscal nas diferentes leis de incentivo do país, sejam elas nacionais, estaduais ou municipais. Esse sistema busca impedir o desvio de verba e formação de cartéis que tentem se aproveitar de diferentes leis de incentivo à cultura. 

Flávia apresentou a proposta para o governo Bolsonaro e o governo Lula, mas não obteve respostas positivas. No documentário Aos Amigos, a Lei, a equipe da Brasil Paralelo acompanhou Flávia em algumas de suas viagens a Brasília para tentar conversar sobre mudanças na lei.

A história de Flávia e a cultura no Brasil

Para muitos políticos e especialistas em artes, como o deputado federal Sóstenes Cavalcante e o especialista em cultura Ronaldo Bianchi, Flávia é a maior conhecedora da Lei Rouanet no país.

A carreira de Flávia como gestora cultural começou nos anos 70, quando passou a ajudar diversos artistas a tirarem suas ideias do papel.

Em Aos Amigos, a Lei, a gestora cultural compartilhou algumas de suas principais observações sobre o mundo da cultura e os bastidores do poder político.

Como a Lei Rouanet funciona atualmente?

Para Flávia, a Lei Rouanet não democratiza a cultura hoje porque:

  • a lei permite que os investimentos fiquem concentrados nos grandes artistas;
  • a lei tem brechas de fiscalização e prestação de contas que favorecem a corrupção;
  • a lei dificulta o acesso dos pequenos artistas e produtores aos benefícios.

Conluio das grandes empresas

A CPI da Lei Rouanet descobriu que poucas pessoas que conheciam o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC) criavam várias empresas para conseguir mais incentivos fiscais. A pequena casta de grandes produtoras impedia que os pequenos artistas conseguissem os incentivos fiscais da lei.

Foram descobertos:

  • 9. 700 casos de patrocinadores com a mesma conta de email;
  • 12. 700 casos de patrocinadores com o mesmo sócio;
  • 3. 010 casos de patrocinadores com o mesmo contador.
  • e outros casos de notas frias e lavagem de dinheiro.

A fiscalização não conseguia descobrir os desvios porque o sistema de auditoria acontecia por fora da SALIC. 

Após anos de estudo do atual sistema, Flávia Faria desenvolveu uma proposta que promete aprimorar o funcionamento da Lei Rouanet.

Com grande conhecimento técnico no campo cultural, Flávia foi uma das principais depoentes na CPI da Lei Rouanet. Ela também integrou o Fórum Faz Cultura, um movimento apartidário em prol da transparência e democratização de políticas públicas culturais.

O novo documentário da Brasil Paralelo revela os mecanismos por trás de uma das leis mais famosas do Brasil

Aos Amigos, a Lei é a nova produção original da Brasil Paralelo que traz o seguinte questionamento: afinal, a lei Rouanet desenvolve a cultura brasileira?

Veja um documentário inédito que revela os mecanismos do sistema, e mostra o que há por trás das leis de incentivo à cultura.

  • Conheça detalhes sobre os casos de corrupção que marcaram a história do país;
  • Entenda qual a relação entre o Estado e fomento da cultura;
  • Descubra se a lei de fato passou a ser utilizada em benefício de grandes artistas e produtores culturais renomados.

Reunimos mais de 25 entrevistados entre políticos, professores e escritores para nos ajudar a compreender os pontos positivos e negativos da Lei Rouanet.

Em breve, você poderá assistir Aos Amigos, a Lei, aproveite a promoção de pré-venda! Para ficar por dentro de todas as novidades e saber em primeira mão como assistir à nova produção, cadastre-se no link.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais