Fundador e mentor do G4 Educação. Fundador da Easy Taxi e Singu.
Liderar exige mais do que conhecimento teórico e a conveniência de se esconder atrás de uma tela.
Sem cultura, o máximo que você tem é um amontoado de gente desmotivada esperando o relógio bater às 18h para avisar que o expediente acabou.
É necessário entender que, apesar de todos os KPIs serem métricas, nem todas as métricas são KPIs. A diferença está no foco e na relevância estratégica de cada um.
Se você acha que growth é só propaganda, está na hora de repensar o que significa “crescimento” para o seu negócio.
A tecnologia avançou, mas a lógica continua a mesma: quem controla a mesa de negociações, controla o jogo.
Lidar com problemas de estoque, previsão de demanda, logística... é com isso que você quer gastar tempo? Fuja do "fazer do jeito que sempre foi". A IA é uma alavanca real de crescimento.
Se você não consegue viajar, descansar ou se dedicar a novas oportunidades sem que tudo desmorone, então você não tem um negócio — você tem uma prisão.
Não importa o quão experiente você seja, um passo em falso pode ser a sentença de morte que vai enterrar a sua companhia.
Existe um tipo de sentimento corrosivo que todo profissional de alto rendimento sente, mas quase ninguém ousa mencionar: a solidão.
Uma coisa em comum que vi em todos os grandes founders que conheci é que nunca estão acomodados. Pelo contrário, estão incessantemente pensando em como melhorar a sua empresa, antecipar movimentos de mercado, fortalecer gaps em áreas estratégicas…
Uma inovação no setor, uma nova lei... Se você não estiver explorando sempre um passo à frente, você se tornará uma presa fácil para o sistema.
A concorrência está em constante evolução e você também deveria. Não deixe que ego e falta de humildade quebrem a sua empresa.
Se você está cansado das narrativas ideológicas e da política que permeia muitos ambientes de negócios, então você está no lugar certo.
Atuar de maneira reativa, desviando o foco daquilo que realmente importa, é o caminho mais curto para destruir os resultados da sua companhia.
Estão nos vendendo a ilusão de que somos livres, mas o que esse movimento quer é aumentar os silos e alcançar os mais altos ideais de controle e censura.
Como a pesada carga tributária ameaça a sobrevivência e o crescimento das empresas brasileiras sufocando a inovação e comprometendo a competitividade.
Mais do que técnicas de defesa pessoal, o jiu-jitsu oferece princípios que podem ser transpostos para a gestão e liderança.
O que distingue as grandes lideranças das medíocres vai além da capacidade de proteger o caixa diante das incertezas.
Enquanto os burocratas dormem, existe uma classe que carrega o Brasil nas costas e gera a maior parte de empregos (e riquezas) desse país.
Muitos aspirantes ao empreendedorismo acreditam que um grande insight é o ponto de partida para um negócio de sucesso. Se este é o seu caso, você está perdendo um timing valioso para lançar o seu produto ou serviço.
Empresas que já foram gigantes, hoje lutam para sobreviver. Estamos presenciando o início de um evento de extinção em massa no mundo dos negócios?
A gestão de uma empresa, especialmente em fases de crescimento acelerado, é um reflexo direto do autoconhecimento do líder.
Você está construindo equipes de elite ou apenas contratando gente? Um time mal treinado pode drenar o futuro da sua empresa.
Como uma cultura baseada em virtudes levou o G4 Educação a faturar mais de 200 milhões?