Especial de Natal 2025

Hoje às 20h - Garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Especial de Natal 2025
Estreia hoje, às 20h
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
ATIVAR LEMBRETE
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

TikTok anuncia que está no ar novamente nos Estados Unidos após declaração de Trump

O presidente eleito do país declarou que pretende emitir um decreto, em seu primeiro dia de mandato, que irá restabelecer o aplicativo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/1/2025 13:21
reprodução rede social

Um dia antes de sua posse, Donald Trump anunciou que pediu que empresas de tecnologia mantenham o TIK Tok em operação no país. 

A rede social havia saído do ar nos Estados Unidos no sábado, 18 de janeiro. Isso ocorreu após a Suprema Corte do país ter confirmado uma lei pela qual o serviço teria de ser vendido a uma empresa americana. 

O presidente se comprometeu a assinar uma ordem executiva adiando a proibição federal da plataforma nos Estados Unidos.

O presidente eleito publicou em sua rede social, Truth Social, que pretende impedir que o TikTok “se apague”, prometendo assinar uma ordem no início da próxima semana para estender o prazo das proibições legais e buscar um acordo para proteger a segurança nacional.

Após a declaração, a empresa anunciou ter voltado ao ar nos EUA, reativando a plataforma para milhões de usuários. A rede segue em plena operação, enquanto as negociações estão em curso.

A Brasil Paralelo irá realizar a mais completa análise da posse de Donald Trump. Os melhores especialistas irão debater os impactos da eleição no Brasil e no mundo. Hoje, às 15h, no Youtube da Brasil Paralelo. Clique aqui e acesse gratuitamente. 

Detalhes da suspensão

A empresa-mãe do TikTok, a chinesa ByteDance, recebeu a ordem de vender suas operações nos EUA até o dia 19 de janeiro ou enfrentaria a proibição. Na noite de sábado, 18 de janeiro, a rede social apareceu offline para os usuários norte-americanos.

Reações sobre a suspensão

Donald Trump disse que pretende criar uma joint venture que poderia envolver investidores americanos e novos controladores do TikTok. Ele sugere que os Estados Unidos poderiam deter 50% dessa parceria, salvaguardando a plataforma e seus interesses.

Para cumprir a lei, Apple e Google removeram TikTok e aplicativos relacionados de suas lojas virtuais. A medida também afetou aplicativos como Cap Cut e Lark. 

  • A Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act pode ser traduzida para o português como Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros. Esta lei tem o objetivo de proteger dados pessoais dos cidadãos e a segurança nacional dos EUA limitando ou proibindo o uso de aplicativos considerados controlados por países ou entidades estrangeiras que sejam vistos como adversários dos Estados Unidos.

Legislação e Consequências

Pela lei, o Congresso dos EUA exigiu que a Byte Dance se desvinculasse das operações do TikTok nos EUA ainda em 2024. Como isso não ocorreu, foi decretado que o tik Tok seria suspenso. 

A lei visava mitigar temores de segurança nacional relacionados a supostas conexões entre o aplicativo e o Partido Comunista Chinês. 

Embora desafiada legalmente, a lei foi confirmada pela Suprema Corte dos EUA em 17 de janeiro.

Enquanto Trump planeja alterar temporariamente as diretrizes, vários investidores já demonstraram interesse em comprar o Tik Tok. Um deles seria Elon Musk

No entanto, a Byte Dance confirmou que não tem intenção de vender sua operação norte-americana. 

Por isso, Trump ter ampliado o prazo de negociação em 90 dias pode ser importante para esta negociação complexa, que envolve os princípios da espionagem e a importância da liberdade de expressão. 

  • Quer entender política por meio de uma fonte confiável e imparcial, sem perder tempo? Conheça o Resumo BP. Informação ágil e impacial no seu email todos os dias.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais