A senadora Tereza Cristina (PP-MS) vem ganhando força nos bastidores e pode ser candidata à presidência do Senado no próximo ano.
Faltando menos de um ano para eleição que definirá os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nomes de possíveis candidatos começam a ser ventilados.
Nos bastidores de Brasília, surgem especulações sobre a possibilidade da senadora Tereza Cristina (PP-MS) lançar sua candidatura à presidência do Senado.
A ex-ministra de Jair Bolsonaro é apontada por parlamentares como uma candidata capaz de desbancar o senador Davi Alcolumbre (União-AP), o qual deve tentar retornar ao cargo de presidente da Casa.
Alcolumbre, que atualmente exerce o cargo de presidente da CCJ, possui uma base sólida de apoio e tem sido considerado um nome forte para a disputa.
O amapaense deve contar com o apoio do Executivo para concorrer. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já confidenciou à lideranças do Senado sua intenção de apoiar Alcolumbre no próximo ano.
Por sua vez, Tereza Cristina poderá contar com o apoio de Bolsonaro, que a cogitou para ser a vice em sua chapa em 2022.
Além do presidente de honra do PL, a senadora não deverá enfrentar resistências entre os senadores oposicionistas. Ela tem tido a sua capacidade de articulação enaltecida por colegas.
Interlocutores apontam que a senadora teria mais “carisma” que Rogério Marinho (PL-RN), que foi derrotado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Esse diferencial da sul-mato-grossense poderia ser um “trunfo” para costurar apoios para uma eventual candidatura, dizem fontes.
A escolha do próximo presidente da Casa Alta da República é vista como de extrema importância para o segmento político, uma vez que ele terá papel fundamental na condução dos trabalhos legislativos e na relação com o Executivo e Judiciário nos próximos anos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP