Guilherme Derrite é cotado para disputar o cargo de senador nas eleições de 2026.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O secretário de Segurança Pública é lembrado com frequência pelo governador quando questionado sobre possíveis candidatos ao Senado.
.webp)
Guilherme Derrite é cotado para disputar o cargo de senador nas eleições de 2026.
As articulações para a disputa das duas cadeiras do Senado já começaram no meio político em São Paulo. Alguns nomes começam a ser ventilados para a Casa Alta da República, mas as definições só devem ocorrer mesmo no ano de 2026.
Quem emerge como potencial candidato a senador é o secretário de Segurança Pública paulista e deputado federal Guilherme Derrite. O capitão da reserva da Polícia Militar tem sido um dos protagonistas do governador Tarcísio de Freitas.
Adotando uma postura firme contra o crime organizado, Derrite vem agradando o governador, que deseja vê-lo como senador na próxima legislatura. O secretário vem sendo frequentemente lembrado pelo ex-ministro da Infraestruta quando é indagado sobre possíveis candidatos ao Senado.
O deputado retorna esta semana ao seu mandato em Brasília erelatará em Plenário o projeto que acaba com as “saidinhas”.
Esse retorno à Câmara é apontado com uma estratégia para Derrite angariar mais capital político.
Segundo a apuração da Gazeta do Povo, Derrite também é cotado pelo Partido Liberal para se lançar ao cargo de senador. Conforme a reportagem, a cúpula do PL considera o capitão da reserva como sucessor do ex-senador Major Olímpio, especialmente na área da segurança.
Além do militar, a sigla de Jair Bolsonaro também considera lançar os deputados federais Ricardo Salles (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Senado na próxima eleição.
A definição dos nomes para concorrer pelas duas vagas da legenda deve ser selada em uma decisão conjunta entre o governador paulista, o presidente de honra do partido e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido.
Derrite na opinião de parlamentares
Na visão de aliados, o secretário vem tendo um bom desempenho como titular da pasta. De acordo com a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), o secretário realiza um "trabalho maravilhoso" na SSP.
Na mesma linha de Marquetto, o deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL) afirmou que o secretário vem realizando um trabalho “com muito equilíbrio, serenidade e seriedade”.
Embora venha recebendo afagos por parte de parlamentares, o secretário não é unanimidade em seu estado. Derrite também é alvo de críticas. A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), por exemplo, já chegou a afirmar que o secretário promovia uma “chacina” no litoral paulista.
Prestígio com Lira
Ao retornar à Câmara dos Deputados, o titular da Segurança Pública paulista demonstra que mantém sua influência em Brasília.
A decisão do presidente Arthur Lira de designar o policial como relator do projeto das “saidinhas” mostra que Derrite não perdeu sua articulação, mesmo estando longe da capital federal.
Além de prestigiar o deputado, Lira agrada também Tarcísio com esse gesto. Eles jantaram na terça-feira com Bolsonaro.
Conversa Paralela com Derrite
Em janeiro deste ano, o secretário conversou com Arthur Morisson e Lara Brenner no podcast Conversa Paralela. Durante o bate-papo, Derrite foi indagado sobre os desafios da segurança pública, eleições de 2024 e muito mais. Para conferir a conversa completa, clique aqui.