Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Supremo Tribunal Federal determina prisão do ex-presidente Fernando Collor

Corte rejeita recurso da defesa e determina início imediato da pena de oito anos e dez meses por corrupção na BR Distribuidora. Entenda o caso.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/4/2025 13:00
Foto: Wilton Junior

O ministro Alexandre de Moraes rejeitou nesta quinta-feira (24) o segundo recurso apresentado pela defesa de Fernando Collor de Mello e determinou sua prisão imediata.

Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado, por participação em um esquema de corrupção na BR Distribuidora.

O ministro também solicitou ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão extraordinária em plenário virtual para referendar a decisão. A sessão foi marcada para esta sexta-feira (25), das 11h às 23h59, sem prejuízo da execução imediata da pena.

No despacho, Moraes afirmou que os recursos apresentados tinham apenas o objetivo de atrasar o processo. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, quando isso acontece, a Justiça pode considerar a decisão final e determinar o imediato cumprimento da pena.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O processo trata de repasses de aproximadamente R$20 milhões a Collor para viabilizar contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia.

O esquema envolveu também os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. Amorim recebeu penas restritivas de direitos, enquanto Leoni Ramos foi condenado a quatro anos e um mês de reclusão.

De acordo com o STF, as vantagens indevidas foram pagas em troca de apoio político para a indicação e manutenção de diretores da estatal.

Primeiro chefe de Estado eleito por voto direto após a redemocratização,Collor foi presidente da República entre 1990 e 1992. Ele renunciou ao cargo em 1992, em meio a um processo de impeachment aprovado pelo Congresso Nacional.

Meses antes da renúncia de Fernando Collor, seu irmão, Pedro Collor, acusou o empresário Paulo César Farias, o PC Farias, de atuar como “testa-de-ferro” do presidente em um esquema de corrupção.

A denúncia levou o Congresso a instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) em junho de 1992, que investigou os negócios de PC Farias no governo.

O relatório final apontou indícios de envolvimento de Collor em irregularidades, o que resultou na abertura do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados, aprovado por ampla maioria em 29 de setembro, em meio a intensos protestos populares por todo o país.

Após deixar a Presidência, Collor retornou à vida política como senador por Alagoas, cargo que ocupou de 2007 a 2023.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais