O X, de Elon Musk, voltou a sair do ar no Brasil. Na quarta-feira,18, os brasileiros conseguiram postar novamente depois que uma mudança técnica furou o bloqueio imposto pelo STF desde o dia 30 de agosto.
Ontem, 19 de setembro, a empresa sinalizou que cederá às pressões do juiz e restringirá os perfis solicitados. Já o STF divulgou que irá multar quem tiver usado a rede social durante o bloqueio.
O X explicou que a mudança no endereço de IP da rede social para a Cloudflare causou o problema.
Isso gerou preocupações sobre a possibilidade de o provedor também ser suspenso no Brasil, o que traria grandes transtornos.
A tecnologia da Cloudflare é usada por serviços como Netflix e Disney Plus para evitar que as transmissões travem. Se fosse derrubada, mais de 70% dos sites do país poderiam sair do ar.
Para entender o impacto de uma eventual suspensão do CloudFlare, basta lembrar o que aconteceu em 19 de julho deste ano. Um sistema de segurança do Windows, chamado CrowdStrike, teve problemas. Isso causou pane nos sistemas de check-in de companhias aéreas, gerando atrasos e cancelamentos de voos em todo o mundo.
O especialista em TI Ronaldo Faraone afirmou em entrevista que até sites do governo seriam afetados.
Ontem pela manhã, a ANATEL confirmou que a rede social voltou a funcionar em alguns aplicativos no Brasil. A empresa informou à CNN que a conexão foi restabelecida após uma mudança de provedor e que já estava resolvendo a questão.
Já a o X esclareceu que a alteração foi feita para garantir o acesso dos usuários da América Latina. Em comunicado oficial, a empresa confirmou a mudança:
“Quando o X foi desativado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo um serviço ideal para nossos usuários, mudamos os provedores de rede. Isso resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros”
Nesta quinta-feira,19, o X enviou uma petição ao STF para explicar o motivo do retorno do acesso dos brasileiros à rede. A empresa afirmou ainda que está trabalhando para voltar a operar no Brasil.
À tarde, o escritório Pinheiro Neto Advogados, que representa o X, protocolou uma petição na qual a empresa explica oficialmente o ocorrido e sinaliza a intenção de cumprir as ordens da Corte para ser desbloqueado.
Em resposta, o ministro Alexandre de Moraes pediu comprovação oficial de que a empresa tem um representante no país.
No mesmo dia, a Polícia Federal informou que vai identificar os brasileiros que acessaram o X durante o bloqueio. Segundo apurou o jornalista Caio Vinícius, ainda não está claro como a corporação localizará as contas.
Essas pessoas poderão ser multadas em até R$50 mil por dia. A decisão cumpre uma solicitação da PGR e está em sigilo.
Depois do ocorrido dessa semana, pode ser que finalmente a novela do X tenha fim. Caso isso aconteça, existe a possiblidade de que os brasileiros possam finalmente postar na rede social de Elon Musk.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP