This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Rússia bane fundação de Elton John e deixa 1,2 milhão com HIV sem apoio

Proibição veio alegando que a fundação promovia ideais “contrários aos valores locais”.

Por
Publicado em
10/4/2025 10:11
X da Brasil Paralelo

A Procuradoria-Geral da Rússia declarou a Elton John AIDS Foundation uma organização indesejável no país. O anúncio feito pela CGTN, aponta que a fundação promove valores contrários aos "tradicionais espirituais e morais" do país.

A medida afeta a operação de duas entidades registradas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Todas as atividades da fundação foram suspensas, impactando programas de combate ao HIV no território russo.

Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. 

A decisão que reflete a política de valores tradicionais russos

A procuradoria alega que a fundação apoia relações sexuais não tradicionais e modelos familiares ocidentais. Desde 2022, a Rússia intensificou leis contra a "propaganda LGBT", ampliando restrições a expressões públicas.

A Elton John AIDS Foundation já arrecadou R$ 3,36 bilhões para projetos em 95 países desde 1992. Na Rússia, suas ações alcançavam cerca de 1,2 milhão de pessoas vivendo com HIV, segundo dados da organização.

Desafios que dificultam a resposta ao HIV na Rússia

A Rússia enfrenta uma epidemia de HIV com mais de 1,2 milhão de casos, mas rejeita ONGs por questões ideológicas. A ausência de políticas públicas robustas limita avanços no combate à doença.

Organizações locais temem represálias ao tentar preencher o vazio deixado pela fundação. A legislação anti-LGBT dificulta ainda mais a prevenção e o tratamento entre grupos vulneráveis.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais