This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Revista TIME escolhe Trump como a “Pessoa do Ano”. Elon Musk estava na disputa

O bilionário estará junto com Trump no novo governo e assumirá uma agência de controle de gastos públicos.

Por
Publicado em
12/12/2024 14:30
Trump e Elon Musk estarão juntos no governo americano. Foto de Brandon Bell/Getty Image

A revista Time escolheu Donald Trump como a “Pessoa do Ano” de 2024. A decisão foi anunciada hoje, 12 de novembro. 

Esta é a segunda vez que o presidente-eleito dos Estados Unidos recebe a honraria. A primeira foi em 2016, após sua primeira vitória eleitoral.

Trump assumirá a Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, tendo Elon Musk como um dos colaboradores. Foto: revista Time. 

A Time destaca a forma como Trump retornou ao poder, mesmo tendo 78 anos e um histórico de 34 acusações de fraude. Ele foi condenado criminalmente, mas o anúncio de sua sentença foi adiado. Confira a reportagem da Brasil Paralelo sobre o assunto

Além de conquistar a maioria dos votos populares e do colégio eleitoral, o partido de Trump também garantiu maioria no Senado e na Câmara. Com isso, o novo mandato terá mais facilidade em aprovar políticas. 

Desde 1927, a revista concede o título a uma pessoa, grupo ou conceito que teve o maior impacto no mundo nos 12 meses anteriores, seja ele positivo ou negativo.

Musk pode mirar em clínicas de aborto no governo Trump

Elon Musk estava entre os candidatos a “Pessoa do Ano” de 2024. Os indicados foram anunciados na manhã do dia 9 de dezembro durante o programa Today, da emissora NBC. Ele foi o escolhido da TIME em 2021. 

O bilionário estará junto com Trump em sua administração, chefiando o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). A agência será focada na redução de gastos públicos.

Trump e Musk em 2024 durante a campanha presidencial. Musk vai trabalhar com Trump em seu governo e estava concorrendo a “Pessoa do Ano”. Foto Reuters.

A ideia é garantir que os impostos dos americanos sejam bem aplicados. 

Uma das políticas que estaria na mira seria o financiamento de clínicas de aborto. De acordo com informações do portal Live Action News, entre as atribuições da secretaria estão os pagamentos de quase R$300 milhões para grupos como a Planned Parenthood

A entidade foi fundada se intitula uma agência de “cuidados com a saúde reprodutiva” e é responsável por cerca de 40% dos abortos no país, de acordo com a mesma publicação. 

Somente em 2023, a organização realizou 392.715 abortos pagos, em rande parte, com dinheiro público.

Em números absolutos, é o equivalente a: 

  • 1.076 abortos por dia; 
  • quase 45 abortos por hora;
  • um aborto a cada 80 segundos.

A Brasil Paralelo investigou o que há por trás da defesa do aborto. Duas Vidas mostra em pouco mais de uma hora do que estamos falando quando falamos de aborto. Veja gratuitamente abaixo.

Finalistas

Além de Trump e Musk, também estavam na disputa pelo título de “Pessoa do Ano”:

  • Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata derrotada nas eleições de 2024;
  • Kate Middleton, a princesa de Gales. Kate passou por um câncer em 2024 e emocionou a muitos por sua resiliência;
  • Yulia Navalny, viúva de Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin. Ele morreu no dia 16 de fevereiro de 2024 em uma prisão russa que fica perto do Círculo Polar Ártico. Ela prometeu honrar o legado do marido desde então;
  • Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Ele é considerado um dos líderes mais importantes do mundo atualmente;
  • Jerome Powell, ex-presidente do Branco Central americano desde 2018. Ele se tornou figura central nos EUA ao defender a independência da entidade;
  • Joe Rogan, podcaster. Ele é um comediante de Stand Up americano e dono do Joe Rogan: Burn Your Boats, podcast com cerca de 11 milhões de ouvintes no Spotify; 
  • Claudia Sheinbaum, presidente do México. A primeira mulher a comandar o país é judia, feito histórico em 200 anos de independência do país;
  • Mark Zuckerberg, CEO da Meta. O bilionário atingiu em 2024 o patrimônio de 210 bilhões de dólares, tornando-se o quarto mais rico do mundo. 

A escolha de Donald Trump como a "Pessoa do Ano" de 2024 pela revista TIME e a presença de Elon Musk entre os indicados mostra a influência deles no cenário mundial. 

Com os dois envolvidos na nova administração, a nova configuração política pode afetar diversas áreas públicas. Uma delas pode ser o financiamento estatal de clínicas de aborto. 

O desdobramento dessas questões será acompanhado com atenção nos próximos meses, à medida que as políticas e decisões do novo governo se tornarem mais claras.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais