Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Qual o dia correto para montar a árvore de Natal?

A tradição teria sido criada no século I, após um padre presenciar um milagre.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/11/2024 19:37
Freepick

Um dos mais populares e tradicionais símbolos das festas de fim de ano é a árvore de Natal. Segundo a tradição católica, o pinheiro deve ser colocado nas casas no primeiro domingo do advento. 

Em 2024, será no dia 1º de dezembro. No entanto, cada país tem duas tradições e adota datas diferentes.Nos Estados Unidos, por exemplo, os pinheiros de natal são montados no Dia de Ação de Graças. O feriado é celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Outros países têm sua própria tradição para a colocação. Veja algumas: 

  • na Inglaterra, a árvore de Natal é montada entre 22 e 24 de dezembro;
  • em Portugal e na Itália, o dia oficial para o início da decoração é 8 de dezembro, festa da Dia da Imaculada Conceição;
  • no Reino Unido e na Austrália, a árvore é montada entre 22 e 24 de dezembro. Antecipar a preparação é visto como prenúncio de má sorte.

No entanto, a tradição não significa obrigatoriedade de que a árvore seja montada neste mesmo período. 

Resistiu a um estrondo

A ideia de decorar pinheiros para esperar o nascimento de Jesus Cristo é atribuída a Santo Bonifácio. Em 723 depois de Cristo, o bispo alemão que teria derrubado um imponente carvalho dedicado ao deus Thor. 

A história afirma que após a queda da árvore, o religioso reparou um pequeno pinheiro de pé. Mesmo com o estrondo provocado pelo abalo, ele permaneceu de pé. 

Bonifácio considerou aquilo um milagre. Em sua pregação sobre o Natal, ele declarou que o pinheiro deveria ser chamado de “Árvore do Menino Jesus”. Desde então, o costume se espalhou pelo mundo. 

A chegada dos reis magos marca a hora de guardar as luzes

A árvore de Natal também tem dia para voltar para as caixas. Segundo a tradição católica, ela deve permanecer montada até o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro. 

Porém, muitas famílias optam por deixar as decorações até o dia 8 de janeiro. A data marca a festa do Batismo do Senhor, na qual é celebrado o batizado de Jesus por João no rio Jordão. 

A árvore de Natal não é apenas um símbolo festivo, mas também carrega consigo um profundo significado cultural e religioso. 

A tradição atribuída a um santo católico une famílias em celebrações que marcam a esperança e a alegria da data.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais