O presidente do PT, Edinho Silva, criticou Trump durante sua posse à frente do partido no dia 3 de agosto.
Ele chegou a comparar o governo americano com as ditaduras fascistas do século passado.
Edinho comparou as ações de Trump com a perseguição a minorias feita pelo regime nazista:
“Nós estamos enfrentando o maior líder fascista do século 21, que é Donald Trump. Ele é o representante do fascismo. Se alguém tem dúvida, é só nos olharmos o que ele faz com os imigrantes dos Estados Unidos. O que ele faz ao transformar El Salvador num campo de concentração do século 21. Tratando imigrantes de forma desumana, de forma violenta. Não é um discurso nacionalista, é um discurso que rasga os direitos humanos”.
O líder do PT também criticou a postura de Trump sobre o meio ambiente e disse que isso é parte de sua visão fascista:
“Se o Trump, que representa o fascismo, diz ao mudo que não há urgência climática e que o modelo de produção de riqueza que ele defende é o modelo de destruição da natureza, nós temos que dizer não a isso. A esquerda tem que dizer não a isso. Nós reconhecemos a emergência climática”.
Não é a primeira vez que uma figura importante do partido chama o presidente americano de fascista.
Ano passado, Lula chegou a comparar Trump e seus apoiadores com o nazismo enquanto declarava seu apoio à democrata Kamala Harris:
“Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições”.
A palavra “fascista” ecoa em debates políticos, redes sociais e manchetes, no entanto poucos realmente entendem o que o fascismo realmente foi.
O termo se tornou um rótulo vazio, apenas um insulto usado para deslegitimar opositores políticos.
Mas o fascismo não é uma ideia abstrata ou um xingamento genérico. Foi um regime concreto e violento, que marcou o século XX e fez milhões de vítimas.
Quando tudo é chamado de fascismo, nada é. A banalização do termo dilui sua gravidade, confunde julgamentos e obscurece as ameaças reais.
Para compreender o fenômeno em profundidade, é preciso voltar às suas origens. Essa é uma história longa e complexa.
Por isso, a Brasil Paralelo produziu o épico História do Fascismo, que reúne alguns dos maiores especialistas do mundo no tema, como:
Clique aqui e se inscreva para assistir ao primeiro episódio sem pagar nada.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP