This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Presidente do México sofre assédio no centro da capital

A presidente Sheinbaum anunciou políticas para eliminar a “cultura machista” que normaliza esse tipo de atos

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/11/2025 18:07
REUTERS/Henry Romero

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual em plena via pública enquanto andava no Centro Histórico da Cidade do México. 

Em meio a cumprimentos e fotos com cidadãos, um homem se aproximou, tocou a presidente no peito e na cintura e tentou beijá-la no pescoço.

Apesar do choque, Sheinbaum manteve a calma e seguiu o percurso enquanto a equipe a retirava do local.

Horas depois, o agressor foi localizado e preso. O caso viralizou, gerou repúdio de autoridades e coletivos, levando o governo a anunciar medidas contra o assédio.

Como foi o assédio?

O episódio ocorreu quando Sheinbaum caminhava do Palácio Nacional até a Secretaria de Educação Pública. O homem, identificado como Uriel Rivera, a abraçou, tentou beijá-la e tocá-la em regiões íntimas.

A intervenção da equipe ocorreu com atraso de alguns segundos, e o indivíduo ainda tentou se aproximar novamente. Em vídeos, ele aparenta estar alterado e chega a dizer “Claudia de América”.

A detenção não ocorreu na hora. Mais tarde, agentes da Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã (SSPC) e da Secretaria de Segurança Cidadã da CDMX o prenderam na região central. Ele foi encaminhado à Promotoria de delitos sexuais para definição da tipificação penal.

Pelas legislações aplicáveis, casos de assédio/abuso sexual podem render de 1 a 10 anos de prisão, a depender da classificação (assédio, abuso agravado) e de agravantes como uso de violência.

Quais foram as reações do governo?

A Secretaria das Mulheres, chefiada por Citlali Hernández, repudiou o ataque e apontou a “cultura machista” que normaliza invasões ao espaço pessoal das mulheres. 

Sheinbaum confirmou ter registrado denúncia na Promotoria da Cidade do México. Ela afirmou que o agressor voltou a importunar outras mulheres na mesma rua e reforçou que “ninguém tem direito de violar o espaço pessoal” de qualquer mulher.

A presidente anunciou duas frentes de ação:

  1. Revisão legal para verificar a criminalização do assédio em todos os estados e propor ajustes quando necessário;

  2. Campanha nacional de conscientização sobre assédio nas ruas, voltada a toda a sociedade e com foco na educação de homens e meninos.

Lideranças de Morena também condenaram o ato. O deputado Ricardo Monreal defendeu reforço de precauções, alertando que “basta um desequilibrado para gerar risco”.

Quem são os guardas da presidente?

A equipe de Sheinbaum tem 13 integrantes (6 mulheres e 7 homens) e é liderada por Juan José Ramírez Mendoza. A equipe é chamada “Ayudantía”, formada só por civis. 

Entre as atribuições, estão: apoio imediato às agendas pública e privada da presidente, preparação de cenários de eventos e definição de ações de integridade e logística. 

O Estado Maior Presidencial foi substituído pela Ayundantía sob ordem do ex-presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, do mesmo partido da Sheinbaum.

Apesar do incidente, Sheinbaum disse não pretender reforçar o esquema: seguirá caminhando perto das pessoas, salvo se houver alerta específico do Gabinete de Segurança.

O jornalismo da Brasil Paralelo está atento para te atualizar dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Faça um breve cadastro gratuito e comece a receber nossas notícias de graça em seu e-mail. 

Quero receber as notícias.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais