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Prefeitura de SP retira seis luminárias japonesas de bairro japonês a pedido de movimento negro

Rua onde as luminárias estavam irá sediar um memorial aos escravos.

Minorias
G1
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Após pressão do movimento negro, a Prefeitura de São Paulo removeu seis luminárias em estilo japonês na Rua dos Aflitos, no bairro da Liberdade. Os tradicionais símbolos culturais foram substituídos por lâmpadas de LED na última segunda-feira, 18 de novembro.    

Essa substituição atende à uma solicitação de uma associação local que busca o reconhecimento do local como um patrimônio dos povos negros e indígenas. 

No final da rua de onde as luminárias foram removidas, está localizada a Capela dos Aflitos, uma Igreja fundada em 1774. Lá, fica localizado um cemitério de escravos. 

Segundo a organização que pediu a remoção, as luminárias impediam a visualização da capela, que irá se tornar um memorial de escravos.  

A Prefeitura afirmou, em comunicado, que a troca das luminárias respeita a diversidade cultural de São Paulo, preservando a herança japonesa em outras partes do bairro. Nos outros pontos da Liberdade, as luminárias foram mantidas.

As luminárias japonesas da Liberdade. Imagem: TV Gazeta. 

Nipofobia ou valorização de um patrimônio secular?

A decisão gerou um intenso debate e repercutiu nas redes sociais

“Racismo e ódio de quem diz lutar pela causa. Mais do mesmo. Não falha nunca”, diz o usuário @rob_nascimento. 
“O bairro da liberdade é tradicionalmente oriental. Por que isso, bem na liberdade?”, questiona a usuária @adinacarvalho. 
“Num país tão diverso, esses extremistas acham que não dá pra conviver negros e japoneses, eles na verdade querem o fim de outras raças, somente isso.

Desserviço aos negros trabalhadores deste país!”, enfatizou o usuário Doug B.A

Arquiteto, urbanista e artista plástico, Rafael Simões acredita que a abordagem seja equivocada:

“A medida é um contrasenso e, de certa forma, nipofóbica. Por quê? Por um lado, a memória negra merece todo o respeito, sobretudo, por ser uma igreja antiga. E é de um cemitério que estamos falando. No entanto, ainda que as lanternas sejam retiradas, a poluição visual continuará. Portanto, não faz sentido desalojar algo simbólico em todo o bairro central reconhecido pela associação com a cultura nipônica”. 

Simões enfatiza que seria possível ter trazido as lanternas para frente ou mesmo adotado outra estratégia arquitetônica para aumentar a visibilidade, “até porque a existência daquela grade já descaracterizou o entorno da igreja”. 

Em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo afirmou que a abordagem de substituir uma cultura pela outra é injustificável:

“A memória de um negro ou indígena vale mais do que a memória dos imigrantes asiáticos? Então vamos ponderar, o negro tem mais importância que o nipo?, questiona. 

A coordenadora da União dos Amigos da Capela dos Aflitos (Unamca), associação que fez o pedido à prefeitura, enfatizou que a mudança não é uma oposição à memória japonesa, mas sim um esforço para preservar um patrimônio histórico de 245 anos. A ativista também questiona: 

"O que São Paulo busca apagar está guardado ali". 

A ativista ainda enfatiza que o beco que é lotado de caminhões, vans e motos que abastecem estoques de lojas na região:

"A rua é uma doca, não conseguimos nem abrir o portão da capela". 

No perfil do X do jornal Folha de São Paulo, há internautas que apoiam a alteração do espaço público: 

“Onde está o racismo?”, questiona Sâmia Teixeira
“Pelo amor de deus, gente, leiam o diacho da matéria, deixem de ser preguiçosos. A importância desse pedaço do bairro para os negros e indígenas vem desde antes da imigração japonesa. É só UM BECO do bairro todo”, diz Ricardo Nakaoka

Cemitério de negros, indígenas e indigentes

A Capela dos Aflitos é o que resta do primeiro cemitério público de São Paulo, inaugurado em 1774. Por 83 anos, foi o único cemitério da cidade, destinado principalmente ao sepultamento de pessoas de classes sociais mais baixas, como indigentes e escravizados. Em 1858, com a abertura do Cemitério da Consolação, o local foi desativado.

Durante esse tempo, o cemitério tornou-se um símbolo importante da história negra e indígena em São Paulo, embora não se saiba ao certo quantos corpos foram enterrados ali. Após o seu fechamento, o centro da cidade passou por várias reformas e construções.

Em 1978, a única capela remanescente desse período foi reconhecida como patrimônio histórico pela Prefeitura. 

Em 2018, obras nas proximidades revelaram descobertas arqueológicas, incluindo ossadas de nove pessoas. No mesmo ano, a praça principal do bairro, antes chamada Largo da Forca, foi renomeada para Japão-Liberdade. 

Em 2023, a Capela foi restaurada como parte de um esforço para preservar essa memória histórica. Três anos após a restauração, por pressão do movimento negro, foi sancionada uma lei para criar um memorial em homenagem à história da comunidade negra durante o período da escravidão. Esse novo projeto exigirá uma nova reforma, incluindo melhorias na instalação elétrica e a inclusão de sistemas de proteção contra incêndios e descargas elétricas.

Leia a nota da prefeitura na íntegra

"A SP Regula informa que a substituição das luminárias no Beco dos Aflitos, no bairro da Liberdade, foi uma medida tomada em resposta ao pedido de entidades ligadas ao movimento negro, que manifestaram preocupações quanto à adequação das lanternas Suzuranto ao contexto histórico da região.

Em compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade, sempre buscando soluções que respeitem a diversidade cultural e histórica da cidade, as lanternas, que remetem à imigração japonesa, foram consideradas inadequadas para o local, uma vez que o Beco dos Aflitos abriga a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, um marco histórico da época da escravidão no Brasil. A mudança foi feita antes do Dia da Consciência Negra, mas as lanternas Suzuranto foram mantidas no restante do bairro, preservando a herança da imigração japonesa. A decisão buscou equilibrar o respeito às diferentes camadas históricas e culturais presentes no bairro, garantindo que a memória de cada grupo seja adequadamente representada".

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