Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Por que Jair Bolsonaro foi preso? Decisão do STF coloca ex-presidente em domiciliar

Vídeo do Bolsonaro divulgado na rede social pelo filho foi considerado um descumprimento das medidas cautelares impostas anteriormente.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/8/2025 19:35
Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Na noite desta segunda-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão veio acompanhada de uma série de restrições mais severas, após o magistrado considerar que o ex-chefe do Executivo descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente.

Segundo Moraes, Bolsonaro produziu conteúdo de “incentivo e instigação a ataques” contra o STF, o que, para ele, representou uma clara tentativa de burlar as limitações já determinadas. 

Esse material foi divulgado por meio das redes sociais de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), durante manifestações realizadas no último domingo em apoio ao ex-presidente. 

O parlamentar chegou a remover as postagens posteriormente, mas, para o ministro, a ação configurou uma transgressão deliberada.

“A Justiça é cega, mas não é tola e não permitirá que um réu a faça de tola achando que ficará impune por ter poder político e econômico”, afirmou Moraes ao justificar a decisão.

Bolsonaro foi preso por, segundo Moraes, descumprir medidas cautelares

O despacho judicial proíbe Bolsonaro de utilizar celulares, seja de forma direta ou indireta, por intermédio de terceiros, além de impedir qualquer contato com embaixadores, autoridades estrangeiras e outros investigados nos inquéritos que apuram suposta trama golpista.

As visitas ficam restritas a advogados devidamente constituídos e pessoas previamente autorizadas pelo STF. Ainda assim, todas estão proibidas de usar celulares, tirar fotos ou gravar imagens durante o encontro com o ex-presidente.

Ação da Polícia Federal

No fim da tarde, a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão domiciliar e de busca e apreensão, recolhendo aparelhos eletrônicos na residência de Bolsonaro, em Brasília. 

Contexto

Essa é a segunda vez que Bolsonaro é acusado de desrespeitar restrições impostas pelo STF. 

Moraes afirmou que a reincidência exige “consequências legais proporcionais” e que a igualdade de todos perante a lei é princípio inegociável.

Repercussão política

A decisão provocou reações imediatas no cenário político. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a medida nas redes sociais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais