This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Por que a decapitação de Thomas More é celebrada como dia de festa?

Considerada uma das mortes mais injustas da história da Inglaterra, Thomas More teve a cabeça cortada pelo preço da fidelidade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/6/2023 12:53
Filme O Homem Que Não Vendeu Sua Alma

Thomas More tem a alcunha de ser o homem que não vendeu a sua alma. Era um alto dignitário na corte inglesa e foi injustamente acusado de traição. 

Manteve-se fiel e perdeu a cabeça em 22 de junho de 1535. Ele poderia ter sobrevivido, mas às custas de se ver para sempre como um traidor. O que você faria no lugar dele?

O que pode parecer uma tragédia é lembrado com júbilo por devotos e admiradores de More.

O filme premiado de Thomas More

A história de Thomas More é tão impressionante que se tornou filme. Lançado em 1966, o filme O Homem Que Não Vendeu Sua Alma ganhou o público imediatamente, tendo vencido 6 Oscars após sua estreia, incluindo a premiação de Melhor Filme.

O filme retrata o conflito espiritual de More: proteger sua família e manter seu alto cargo ou perseguir a justiça e a verdade para salvar sua alma.

Um dos episódios mais sangrentos da Inglaterra

Os problemas de Thomas começaram quando o rei Henrique VIII perdeu as esperanças de ter um herdeiro homem com sua esposa Catarina de Aragão. O monarca tenta anular seu casamento, mas o Papa não permite, alegando que não encontrou nenhum erro na constituição do matrimônio.

Revoltado com a resposta do Pontífice Romano, Henrique VIII rompe todos os laços com a Igreja Católica e funda a Igreja Anglicana. Mesmo assim, sua nova fé não o satisfez, o rei decidiu obrigar todos os ingleses a professarem sua nova fé.

Segundo o escritor Geral Warner, em um artigo publicado no jornal The Telegraph, 57 a 72 mil católicos ingleses foram assassinados por ordem de Henrique VIII por não se tornarem anglicanos. 

Thomas era amigo e conselheiro pessoal do rei, mas a nova atitude entrava em conflito com o que era mais valioso em sua vida: estar com Deus.

As conquistas de Thomas More

Além de suas conquistas intelectuais, como a obra Utopia, criadora do termo moderno, foi a alegria e fidelidade aos seus princípios que fez com que o martírio de More se tornasse um dia de festa.

A família de More era conhecida por ser um centro de intelectualidade e alegria. Todos os filhos aprenderam latim, grego, lógica, astronomia, medicina, matemática e teologia. Os More eram conhecidos por suas frequentes reuniões com amigos. 

Segundo o famoso intelectual Erasmo de Roterdã, amigo íntimo da família:

"Verdadeiramente, é uma felicidade conviver com eles."

O Homem Que Não Vendeu Sua Alma traz todos esses elementos da vida de More, levantando questões políticas e filosóficas basilares para a sociedade e a vida humana. 

O nome original é A Man For All Seasons (Um Homem Para Todas as Estações), indicando que More seria fiel a seus princípios em todas as circunstâncias.

O site Rotten Tomatoes avaliou o filme em 89% após reunir a avaliação de muitos dos principais críticos de cinema.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais