This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

PF pede ao governo da Argentina para caçar condenados pelo 8 de janeiro no país

Se encontradas, as pessoas poderão apelar por asilo político ao governo de Javier Milei

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/6/2024 20:42
Agência Brasil

A Polícia Federal informou ontem que solicitou ao governo da Argentina informações sobre o paradeiro de 47 brasileiros que participaram das manifestações ocorridas em 8 de janeiro de 2023. Essas pessoas teriam sido condenadas à prisão por supostamente tentar dar um golpe de estado após a vitória de Lula em 2022.

O comunicado foi enviado via Embaixada do Brasil na capital Buenos Aires. O jornal Estadão informou que a chancelaria do país recebeu um ofício para verificar se 143 cidadãos brasileiros estão na Argentina. Essas pessoas teriam se deslocado para o país vizinho para evitar a prisão. A Polícia Federal também quer saber se algum deles formalizou pedido de refúgio ou de asilo político.

No caso do refúgio, a solicitação é feita ainda na chegada ao país, sob alegação de perseguição. Já o asilo político é solicitado quando a pessoa já está no território do país. Em ambos os casos, a “Comisión Nacional para Los Refugiados” realiza uma entrevista com o solicitante para decidir o assunto. O resultado é divulgado após a análise, e o solicitante aguarda em liberdade. Caso o pedido seja negado, ainda é possível recorrer da decisão junto à justiça local.

Quem pode pedir extradição de cidadãos brasileiros? 

Caso os brasileiros sejam localizados, a Polícia Federal afirma que pedirá a extradição dos mesmos. A ordem precisa ser emitida pelo ministro Alexandre de Moraes após um pedido formal por parte do órgão brasileiro.

Se o pedido for atendido e a ordem de extradição for emitida, o Ministério da Justiça enviará um ofício ao Itamaraty, que será responsável por notificar o governo da Argentina.

Questionado se o governo de Javier Milei irá colaborar com o Brasil, um porta-voz da Casa Rosada afirmou que, se o devido processo legal for respeitado, o governo argentino enviará todas as informações solicitadas.

Oposição se manifesta contra a ação

O ex-vice-presidente da República e senador Hamilton Mourão se posicionou contra a decisão da PF. Em sua conta na rede social X, antigo Twitter, escreveu que a intenção do governo demonstra um “viés autoritário e persecutório da esquerda no poder”. 

A captura internacional, tão desejada pelo governo de turno, mostra claramente o viés autoritário e persecutório da esquerda no poder. Que @JMilei e a Comisión Nacional para los Refugiados (Co. Na. Re ) lhes concedam o justo asilo político” , finalizou.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais