Na noite desta segunda (4), a Polícia Federal prendeu Jair Bolsonaro (PL) em casa, em Brasília, e apreendeu seu celular. A ordem foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que citou “reiterado descumprimento de medidas cautelares” pelo ex-mandatário.
De acordo com Moraes, Bolsonaro participou, por meio de chamada de vídeo, da manifestação realizada no domingo (3) em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, evento que reuniu apoiadores e críticas ao próprio ministro. A transmissão ocorreu durante uma ligação com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), cujo vídeo foi publicado no Instagram e posteriormente excluído.
“De forma ilícita, o réu Jair Messias Bolsonaro dirigiu-se aos manifestantes reunidos em Copacabana, no Rio de Janeiro, produzindo, de maneira deliberada e consciente, material previamente pensado para que seus seguidores continuem tentando pressionar o Supremo Tribunal Federal e impedir o avanço da Justiça”.
O ministro também determinou a proibição de visitas ao ex-presidente, exceto de advogados ou pessoas previamente autorizadas pelo STF. Bolsonaro já foi impedido de sair de Brasília e de utilizar redes sociais.
No vídeo divulgado por Flávio Bolsonaro, o ex-presidente aparece sentado, com a tornozeleira eletrônica visível, e envia um recado aos apoiadores:
“Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade, estamos juntos. Obrigado a todos. É pela nossa liberdade, pelo nosso futuro, pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos! Valeu!”.
As restrições impostas fazem parte do processo em que Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado, no qual a Polícia Federal afirma que ele tenta interferir nas investigações.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP