Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O último levantamento do instituto Genial/Quaest afirma que Bolsonaro e Tarciso teriam vantagem sobre Lula em ao 4 estados se a eleição de 2026 acontece hoje.
Já Lula teria vantagem em ao menos dois estados do Nordeste, Pernambuco e Bahia, e empataria com Bolsonaro no Rio de Janeiro, ganhando de Tarciso lá.
Ao todo foram entrevistadas pessoas em conta oito estados, onde estão 62% das pessoas aptas a votar:
São Paulo;
Minas Gerais;
Rio de Janeiro;
Bahia;
Paraná;
Rio Grande do Sul;
Pernambuco e
Goiás.
O ex-presidente Bolsonaro teria vantagem acima da margem de erro de 3 pontos para cima e para baixo em São Paulo, Goiás, Paraná e no Rio Grande do Sul.
Bolsonaro está tecnicamente empatado com Lula em dois estados, Minas Gerais e Rio de Janeiro:
O ex-presidente está inelegível até 2030 segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte acusa o ex-presidente de abuso de poder e mau uso dos meios de comunicação.
Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.
Ele convocou uma reunião com embaixadores estrangeiros para falar sobre supostas irregularidades nas urnas eletrônicas e transmitiu o evento no canal estatal TV Brasil.
Além disso, a Corte avaliou que o ex-presidente também teria abusado de poder ao discursar após um evento em homenagem ao 7 de setembro.
Bolsonaro e seus apoiadores no Congresso tentam reverter o cenário mudando a Lei da Ficha Limpa, para que o período de inelegibilidade diminua para 4 anos.
O cenário tem se tornado ainda mais complicado, já que foi denunciado pela PGR por participar de uma suposta trama golpista. O ex-presidente pode ser condenado a até 30 anos de prisão pelo caso.
Há uma série de especulações sobre quem Bolsonaro apoiaria para concorrer em seu lugar na disputa do ano que vem.
Alguns rumores sugerem que sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL), possa assumir seu lugar.
Analistas sugerem a possibilidade do governador de São Paulo, Tarciso de Freitas (Republicanos), ser o nome apoiado pelo ex-presidente.
A pesquisa aponta que Tarciso teria dispute o segundo turno com Lula, ele teria vantagem em São Paulo, no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Goiás.
O candidato estaria à frente em Minas Gerais, mas ainda dentro da margem de erro da pesquisa. Lula teria uma vantagem consolidada no Rio de janeiro, Bahia e Pernambuco:
A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro, entrevistando 9.812 pessoas presencialmente.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.