O que é a Brasil Paralelo?
Para entender se a Brasil Paralelo é um grupo partidário, é necessário primeiro compreender o que é e quais são os objetivos da empresa.
Como toda empresa, tudo começa com um propósito, o da Brasil Paralelo é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Tudo isto por meio do entretenimento e da educação.
São mais de 70 documentários que alcançaram milhões de brasileiros. A Brasil Paralelo produz documentários, filmes, programas, cursos e séries que tratam de política, história, filosofia, economia, educação, artes e atualidades.
Parte desse conteúdo é oferecido ao público gratuitamente, enquanto a melhor parte está disponível na Plataforma de Membros.
A Brasil Paralelo possui mais de 350 mil membros que financiam seu trabalho.
Segundo avaliação divulgada na Revista Forbes, a Brasil Paralelo ocupa hoje a posição de Segunda maior organização pró-sociedade-livre do mundo.
Dito isso, de onde vieram as acusações contra a Brasil Paralelo?
As principais acusações contra a Brasil Paralelo
Basta fazer algumas pesquisas para encontrar manchetes de grandes jornais acusando a Brasil Paralelo de ser uma fonte não confiável.
Algumas das manchetes são:
- Os mitos da Brasil Paralelo;
- Filmes da produtora de direita Brasil Paralelo são um mimimi interminável;
- Brasil Paralelo faz ‘guerra de edições’ e disputa narrativas na Wikipédia;
- Eduardo Bolsonaro estuda história em canal acusado de fake news;
- As “verdades” paralelas do Brasil Paralelo;
- Brasil Paralelo: a máquina do neofascismo cultural;
- O “Brasil Paralelo” e a extrema direita no Brasil recente;
- Os mitos da Brasil Paralelo – uma face da extrema-direita brasileira;
- “Netflix” dos bolsonaristas gastou R$ 328 mil em anúncios de Facebook e Instagram.
Estes são apenas os títulos das matérias que são redigidas com a intenção de denegrir a imagem da empresa, o que evidencia o desconhecimento e a desonestidade intelectual.
O que realmente pode ser chamado de fake news é a descrição que fazem da Brasil Paralelo, com a intenção de desacreditar publicamente o conteúdo produzido.
Para Fernando Nicolazzi, professor de história da UFRGS, a Brasil Paralelo é uma engrenagem da máquina ideológica bolsonarista.
São vários ataques, estes sim, carentes de verdade, feitos sem considerar a realidade. O que eles têm em comum é o discurso ad hominem. Atacam a integridade da empresa para desacreditar o conteúdo em vez de responder ao conteúdo em si.
- Leitura recomendada: A Brasil Paralelo é uma farsa?
A Brasil Paralelo apoia algum partido? Pede votos?
A empresa produz documentários, filmes, séries, trilogias, cursos e podcasts; distribui, lança, comercializa e oferece assinaturas aos membros. Seu foco é o conteúdo informativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro.
Toda a produção é feita de forma independente, apartidária e isenta, cujo objetivo principal é oferecer ao público um conteúdo baseado em um grande acervo informativo analisado por dezenas de especialistas.
As produções cinematográficas tratam de política, história, filosofia, economia, educação, arte e atualidades. Trata-se de uma empresa de comunicação cujos materiais são de caráter documental e historiográfico.
Todo o faturamento da Brasil Paralelo provém da venda de assinaturas. A monetização de vídeos no YouTube nunca foi uma fonte de recursos e não há qualquer financiamento de órgãos públicos, leis de incentivo ou subsídios fiscais.
O que a empresa defende?
A empresa segue um conjunto de valores que são inegociáveis:
- Verdade;
- Liberdade;
- Arte;
- Ambição;
- Meritocracia;
- União;
- Diplomacia.
O compromisso da Brasil Paralelo em suas produções é entregar reflexões, investigações, pesquisas e estudos que contemplem esses valores dentro da realidade cultural brasileira.
O norte central é a busca da verdade, não interesses partidários que, muitas vezes, poderiam selecionar apenas informações convenientes.
Personalidades de diferentes orientações políticas e ideológicas já figuraram nos documentários, séries e programas da empresa:
- Thomas Giulliano;
- Percival Puggina;
- Luiz Felipe Pondé;
- Aldo Rebelo,
- Gilmar Mendes;
- Simon Schwartzman;
- Paulo Rezzutti;
- Leandro Ruschel.
- Carlos Ayres Britto
- Nelson Jobim
Várias pessoas já recusaram serem entrevistadas. Como é o caso de Fernando Haddad, ele foi procurado por ser o Ministro da Educação à época de um dos recortes que o documentário Pátria Educadora investiga.Mário Sérgio Cortella também. Ele foi convidado a apresentar sua visão sobre Paulo Freire na mesma época, mas não se negou.
O documentário Cortina de Fumaça é um dos cases da Brasil Paralelo que mostram como a empresa busca a pluralidade de opiniões no debate. Entre os entrevistados estão:
- Aldo Rebelo: ex-ministro da Defesa do Governo Dilma, relator do Código Florestal e notório representante do PCdoB;
- Alysson Paulineli: ex-ministro da Agricultura do Governo Geisel, responsável pela criação da Embrapa e indicado ao Prêmio Nobel da Paz;
- Damares Alves: então ministra da Família do governo Bolsonaro;
- Patrick Moore: co-fundador e ex-presidente do Greenpeace;
- Roberto Rodrigues: ex-ministro da Agricultura do Governo Lula, uma das maiores referências do Agro no mundo;
- Xico Graziano: ex-deputado federal pelo PSDB, engenheiro agrônomo e Mestre em Economia Agrária pela USP, Doutorado em Administração pela FGV, especialista e autor de diversas obras sobre o tema.
Estes fatos demonstram o compromisso da empresa com os fatos e não com o interesse de grupos específicos.
Ser dependente de grandes patrocinadores, doadores, incentivos de lei ou partidos não é uma alternativa. Existem muitos conflitos de interesses em tais casos. Para evitar este tipo de problema, a empresa só poderia ser financiada pelas milhares de pessoas que assistiam às produções.
Conheça mais sobre o trabalho da Brasil Paralelo
Além dos documentários, filmes, programas, cursos e séries, a Brasil Paralelo possui uma plataforma de streaming, a BP Select. São filmes escolhidos a dedo pela nossa curadoria, com mensagens e valores seguros para toda a família.
Os filmes são divididos em três categorias:
- Filmes que divertem e emocionam;
- Grandes histórias do cinema;
- Clássicos premiados.
Atendendo um anseio antigo de seus membros, a Brasil Paralelo disponibiliza também um catálogo com conteúdo infantil.
São desenhos com bons aprendizados e valores seguros para que os pais possam apertar o play sem medo ao escolher desenhos para seus filhos.
Na BP Select você encontra muito mais que filmes. “Por que assistir”, “Análises dos filmes” e “Podcast Redpill” são conteúdos extras exclusivos para aproveitar cada filme ao máximo.
- Saiba mais sobre a BP Select, toque no link.
Qual o impacto do trabalho da Brasil Paralelo?
Nosso conteúdo educa milhares de adultos, jovens e crianças ao redor do Brasil. Apenas em 2021, 693 famílias carentes foram educadas com nosso conteúdo. A Brasil Paralelo oferece um sistema de bolsas de estudo para contribuir positivamente com a sociedade a partir da mudança cultural e educacional.
São diversas histórias belíssimas, como a do Seu Fernando que educa seus seis filhos com os conteúdos da Brasil Paralelo:
- Veja sua história completa: clique no link.
Famílias inteiras estão sendo beneficiadas com o projeto — veja mais uma bela história, clique no link e conheça o caso da Vila Barroló.
Diversos membros estão engajados neste projeto conosco, conheça nosso Plano Mecenas. Clique no link e saiba mais.
Conheça agora o trabalho da Brasil Paralelo. Toque no link e saiba mais. Para receber mais informações sobre a empresa toque no link e cadastre-se para nossa newsletter. Ou toque no botão abaixo:














