Live: Combate ao crime
Estaremos ao vivo em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 28, 2025
Ativar o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Institucional
3
min de leitura

Descubra se a Brasil Paralelo tem envolvimento com partidos políticos

Dentre as diversas acusações que a Brasil Paralelo recebe, as de direitistas e bolsonaristas são as mais comuns. Entenda se isso é verdade ou não.

Institucional
Por
Publicado em
9/8/2022 14:08

O que é a Brasil Paralelo?

Para entender se a Brasil Paralelo é um grupo partidário, é necessário primeiro compreender o que é e quais são os objetivos da empresa.

Como toda empresa, tudo começa com um propósito, o da Brasil Paralelo é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Tudo isto por meio do entretenimento e da educação.

São mais de 70 documentários que alcançaram milhões de brasileiros. A Brasil Paralelo produz documentários, filmes, programas, cursos e séries que tratam de política, história, filosofia, economia, educação, artes e atualidades.

Parte desse conteúdo é oferecido ao público gratuitamente, enquanto a melhor parte está disponível na Plataforma de Membros.

A Brasil Paralelo possui mais de 350 mil membros que financiam seu trabalho.

Segundo avaliação divulgada na Revista Forbes, a Brasil Paralelo ocupa hoje a posição de Segunda maior organização pró-sociedade-livre do mundo.

Dito isso, de onde vieram as acusações contra a Brasil Paralelo?

As principais acusações contra a Brasil Paralelo

Basta fazer algumas pesquisas para encontrar manchetes de grandes jornais acusando a Brasil Paralelo de ser  uma fonte não confiável.

Algumas das manchetes são:

  • Os mitos da Brasil Paralelo;
  • Filmes da produtora de direita Brasil Paralelo são um mimimi interminável;
  • Brasil Paralelo faz  ‘guerra de edições’ e disputa narrativas na Wikipédia;
  • Eduardo Bolsonaro estuda história em canal acusado de fake news;
  • As “verdades” paralelas do Brasil Paralelo;
  • Brasil Paralelo: a máquina do neofascismo cultural;
  • O “Brasil Paralelo” e a extrema direita no Brasil recente;
  • Os mitos da Brasil Paralelo – uma face da extrema-direita brasileira;
  • “Netflix” dos bolsonaristas gastou R$ 328 mil em anúncios de Facebook e Instagram.

Estes são apenas os títulos das matérias que são redigidas com a intenção de denegrir a imagem da empresa, o que evidencia o desconhecimento e a desonestidade intelectual.

O que realmente pode ser chamado de fake news é a descrição que fazem da Brasil Paralelo, com a intenção de desacreditar publicamente o conteúdo produzido.

Para Fernando Nicolazzi, professor de história da UFRGS, a Brasil Paralelo é uma engrenagem da máquina ideológica bolsonarista.

São vários ataques, estes sim, carentes de verdade, feitos sem considerar a realidade. O que eles têm em comum é o discurso ad hominem. Atacam a integridade da empresa para desacreditar o conteúdo em vez de responder ao conteúdo em si.

A Brasil Paralelo apoia algum partido? Pede votos?

A empresa produz documentários, filmes, séries, trilogias, cursos e podcasts; distribui, lança, comercializa e oferece assinaturas aos membros. Seu foco é o conteúdo informativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro.

Toda a produção é feita de forma independente, apartidária e isenta, cujo objetivo principal é oferecer ao público um conteúdo baseado em um grande acervo informativo analisado por dezenas de especialistas.

As produções cinematográficas tratam de política, história, filosofia, economia, educação, arte e atualidades. Trata-se de uma empresa de comunicação cujos materiais são de caráter documental e historiográfico.

Todo o faturamento da Brasil Paralelo provém da venda de assinaturas. A monetização de vídeos no YouTube nunca foi uma fonte de recursos e não há qualquer financiamento de órgãos públicos, leis de incentivo ou subsídios fiscais.

O que a empresa defende?

A empresa segue um conjunto de valores que são inegociáveis:

  • Verdade;
  • Liberdade;
  • Arte;
  • Ambição;
  • Meritocracia;
  • União;
  • Diplomacia.

O compromisso da Brasil Paralelo em suas produções é entregar reflexões, investigações, pesquisas e estudos que contemplem esses valores dentro da realidade cultural brasileira.

O norte central é a busca da verdade, não interesses partidários que, muitas vezes, poderiam selecionar apenas informações convenientes.

Personalidades de diferentes orientações políticas e ideológicas já figuraram nos documentários, séries e programas da empresa:

  • Thomas Giulliano;
  • Percival Puggina;
  • Luiz Felipe Pondé;
  • Aldo Rebelo,
  • Gilmar Mendes;
  • Simon Schwartzman;
  • Paulo Rezzutti;
  • Leandro Ruschel.
  • Carlos Ayres Britto
  • Nelson Jobim

Várias pessoas já recusaram serem entrevistadas. Como é o caso de Fernando Haddad, ele foi procurado por ser o Ministro da Educação à época de um dos recortes que o documentário Pátria Educadora investiga.Mário Sérgio Cortella também. Ele foi convidado a apresentar sua visão sobre Paulo Freire na mesma época, mas não se negou.

O documentário Cortina de Fumaça é um dos cases da Brasil Paralelo que mostram como a empresa busca a pluralidade de opiniões no debate. Entre os entrevistados estão:

  • Aldo Rebelo: ex-ministro da Defesa do Governo Dilma, relator do Código Florestal e notório representante do PCdoB;
  • Alysson Paulineli: ex-ministro da Agricultura do Governo Geisel, responsável pela criação da Embrapa e indicado ao Prêmio Nobel da Paz;
  • Damares Alves: então ministra da Família do governo Bolsonaro;
  • Patrick Moore: co-fundador e ex-presidente do Greenpeace;
  • Roberto Rodrigues: ex-ministro da Agricultura do Governo Lula, uma das maiores referências do Agro no mundo;
  • Xico Graziano: ex-deputado federal pelo PSDB, engenheiro agrônomo e Mestre em Economia Agrária pela USP, Doutorado em Administração pela FGV, especialista e autor de diversas obras sobre o tema.

Estes fatos demonstram o compromisso da empresa com os fatos e não com o interesse de grupos específicos.

Ser dependente de grandes patrocinadores, doadores, incentivos de lei ou partidos não é uma alternativa. Existem muitos conflitos de interesses em tais casos. Para evitar este tipo de problema, a empresa só poderia ser financiada pelas milhares de pessoas que assistiam às produções.

Conheça mais sobre o trabalho da Brasil Paralelo

Além dos documentários, filmes, programas, cursos e séries, a Brasil Paralelo possui uma plataforma de streaming, a BP Select. São filmes escolhidos a dedo pela nossa curadoria, com mensagens e valores seguros para toda a família.

Os filmes são divididos em três categorias:

  1. Filmes que divertem e emocionam;
  2. Grandes histórias do cinema;
  3. Clássicos premiados.

Atendendo um anseio antigo de seus membros, a Brasil Paralelo disponibiliza também um catálogo com conteúdo infantil.

São desenhos com bons aprendizados e valores seguros para que os pais possam apertar o play sem medo ao escolher desenhos para seus filhos.

Na BP Select você encontra muito mais que filmes. “Por que assistir”, “Análises dos filmes” e “Podcast Redpill” são conteúdos extras exclusivos para aproveitar cada filme ao máximo.

  • Saiba mais sobre a BP Select, toque no link.

Qual o impacto do trabalho da Brasil Paralelo?

Nosso conteúdo educa milhares de adultos, jovens e crianças ao redor do Brasil. Apenas em 2021, 693 famílias carentes foram educadas com nosso conteúdo. A Brasil Paralelo oferece um sistema de bolsas de estudo para contribuir positivamente com a sociedade a partir da mudança cultural e educacional.

São diversas histórias belíssimas, como a do Seu Fernando que educa seus seis filhos com os conteúdos da Brasil Paralelo:

  • Veja sua história completa: clique no link.

Famílias inteiras estão sendo beneficiadas com o projeto — veja mais uma bela história, clique no link e conheça o caso da Vila Barroló.

Diversos membros estão engajados neste projeto conosco, conheça nosso Plano Mecenas. Clique no link e saiba mais.

Conheça agora o trabalho da Brasil Paralelo. Toque no link e saiba mais. Para receber mais informações sobre a empresa toque no link e cadastre-se para nossa newsletter. Ou toque no botão abaixo:

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais