Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Esportes
3
min de leitura

Paris 2024: Ministério do Esporte posta foto de macaco dirigindo barco e é acusado de racismo

O post foi apagado minutos depois. Em nota, a pasta afirmou que demitiu o responsável pela publicação.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/7/2024 18:19
X - reprodução

Pouco antes da abertura das Olimpíadas Paris 2024, o Ministério do Esporte postou a imagem de um macaco dirigindo um barco. A publicação foi feita na conta oficial da pasta no X. Na legenda estava escrito “aguardando o nosso barco”, em alusão a forma como as delegações desfilaram no evento. Cada delegação navegou de barco pelo rio Sena, acenando para a plateia. A publicação foi apagada e o ministério disse, em nota, que irá abrir investigação para apurar o caso. 

Por supostamente comparar os atletas com macacos, a publicação foi classificada como racista por vários internautas, articulistas e veículos de mídia.

X - reprodução

O jornal Folha de São Paulo noticiou o ocorrido com a manchete:

“Ministério do Esporte faz post racista sobre delegação brasileira nas Olimpíadas”. 

O portal G1 noticiou da seguinte forma:

“Ministério faz postagem racista com macaco em alusão ao barco do Brasil na abertura das Olimpíadas, tira do ar e lamenta”. 

Nas redes sociais internautas se revoltaram com a postagem. Usuários se revoltaram com a foto. Veja algumas reações:

 Políticos também se manifestaram. O deputado federal Nicolas Ferreira (PL-MG) escreveu:

O ex-atleta olímpico e deputado federal Luiz Lima também repudiou o post. No X, antigo Twitter, ele escreveu: 

A nota do Ministério do Esporte afirma ainda que solicitou o imediato desligamento do responsável pela postagem. Confira o texto na íntegra. 

“Ao identificar o post, o Ministério do Esporte solicitou imediato desligamento do responsável pela publicação, e abriu um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, uma vez que julga inadmissível tal fato. Reafirmamos que a mesma atitude será tomada com todos que incorreram neste erro. Nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade.

Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”

Os jogos olímpicos Paris 2024 irão até o dia 11 de agosto. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais