Pouco antes da abertura das Olimpíadas Paris 2024, o Ministério do Esporte postou a imagem de um macaco dirigindo um barco. A publicação foi feita na conta oficial da pasta no X. Na legenda estava escrito “aguardando o nosso barco”, em alusão a forma como as delegações desfilaram no evento. Cada delegação navegou de barco pelo rio Sena, acenando para a plateia. A publicação foi apagada e o ministério disse, em nota, que irá abrir investigação para apurar o caso.
Por supostamente comparar os atletas com macacos, a publicação foi classificada como racista por vários internautas, articulistas e veículos de mídia.
O jornal Folha de São Paulo noticiou o ocorrido com a manchete:
“Ministério do Esporte faz post racista sobre delegação brasileira nas Olimpíadas”.
O portal G1 noticiou da seguinte forma:
“Ministério faz postagem racista com macaco em alusão ao barco do Brasil na abertura das Olimpíadas, tira do ar e lamenta”.
Nas redes sociais internautas se revoltaram com a postagem. Usuários se revoltaram com a foto. Veja algumas reações:
Políticos também se manifestaram. O deputado federal Nicolas Ferreira (PL-MG) escreveu:
O ex-atleta olímpico e deputado federal Luiz Lima também repudiou o post. No X, antigo Twitter, ele escreveu:
A nota do Ministério do Esporte afirma ainda que solicitou o imediato desligamento do responsável pela postagem. Confira o texto na íntegra.
“Ao identificar o post, o Ministério do Esporte solicitou imediato desligamento do responsável pela publicação, e abriu um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, uma vez que julga inadmissível tal fato. Reafirmamos que a mesma atitude será tomada com todos que incorreram neste erro. Nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade.
Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”
Os jogos olímpicos Paris 2024 irão até o dia 11 de agosto.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP