Já pensou em não sair do sofá por 36 anos? Homer, Marge, Bart, Lisa e Meg vivem exatamente assim. No ar desde 1989, Os Simpsons se consolidou como sucesso internacional.
No entanto, a audiência caiu muito nos últimos anos. Alguns fãs acham que a série ficou "woke" demais. A frustração das pessoas aumentou quando surgiu o boato de que “Bart não seria mais esganado”.
Foi quando o co-criador da trama decidiu vir a público. Matt Groening negou a informação. Em entrevista, afirmou também que a nova temporada irá procurar resgatar a era de ouro do programa, em que o foco era a diversão.
Groening explicou que tudo não passou de um título chamativo em uma matéria. No Facebook, ele postou uma charge com a frase: "Por que, pequeno ‘clickbait’?"
Ele também pediu mais uma chance para os fãs do programa:
“Dou um conselho às pessoas que cresceram com Os Simpsons e talvez pensem que não é mais para elas. Confira novamente: a sátira e a qualidade da animação são fantásticas”
As declarações geraram esperança em quem sente falta do humor “menos politicamente correto”, bem diferente do estilo "woke". As críticas do público têm fundamento. Há alguns anos, um dos dubladores da série foi supostamente demitido por essa razão.
Por anos, Harry Shearer fez a voz do Dr. Hibbert, uma personagem negra do seriado. Em 2020, ele foi demitido por uma nova política da FOX, produtora do programa.
“Recebi um e-mail dizendo que eles tinham contratado um ator negro, que então copiou minha voz.”
Na época, um comunicado da empresa afirmou que personagens negros não seriam mais dublados por brancos. Shearer acredita que a mudança não faz sentido, uma vez que o humor do personagem é seu comportamento “branco”.
A personagem agora é dublada por Kevin Michael Richardson.
O termo "cultura woke" é uma expressão de origem americana utilizada para se referir a aplicação de narrativas específicas em diversos tipos de conteúdo, como filmes, séries, outros meios de entretenimento e até mesmo em discursos políticos e sociais. Esse tipo de abordagem cultural é constamentente associada ao progressismo.
Segundo o dicionário inglês de Cambridge, a palavra woke, atualmente significa: "estar consciente sobre temas sociais e políticos, especialmente o racismo".
Em tradução literal, a palavra significa "acordado". Ativistas políticos passaram a utilizar o verbo para designar aqueles que estão "acordados", atentos a questões de justiça social. A expressão brasileira "lacração" é uma das palavras equivalentes à palavra inglesa woke.
A nova temporada de Os Simpsons estreia no próximo dia 29. Resta saber se as declarações de Matt Groening irão ter fundamento, ou se a emblemática família amarela da TV será representada por uma perspectiva woke.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP