Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O cantor Oruam esteve em Campo Grande (MS) nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, para encontrar-se com seu pai, Marcinho VP, que está detido no presídio federal da cidade desde 2024.
Marcio dos Santos Nepomuceno é considerado um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho e está preso desde 1996 por acusações de narcotráfico e assassinato.
Marcinho VP recebeu uma sentença de 36 anos de reclusão pelo homicídio e esquartejamento de dois rivais do tráfico: André Luis dos Santos Jorge e Rubem Ferreira de Andrade. Esses crimes ocorreram em outubro de 1996.
Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.
Oruam publica vídeo afirmando ser a voz dos presos
Na publicação, o rapper ainda alegou que o Estado não fez nada para tirar seu pai do crime.
“Eu falo pelos presos, eu represento os excluídos. Cadeia é lugar de ressocialização, eu canto pra tirar meu pai do crime, coisa que o Estado não faz, apenas alimenta a burguesia com mentiras dos pobres. O sistema falhou ‘com nós’, mas nós não precisamos dele”, afirmou o músico.
Poucos minutos depois, Oruam excluiu o vídeo de suas redes sociais.
Oruam usou camiseta pedindo a liberdade de Marcinho VP durante show
Usando uma camiseta com a foto do pai e a palavra "liberdade" escrita, Oruam se apresentou no palco do Lollapalooza em 2024. Após o show, o rapper publicou em suas redes sociais:
"Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida".
Oruam no Lollapalooza/Imagem: Mariana Pekin/UOL
Quem é Oruam?
Mauro Davi dos Santos Nepomuceno é um trapper brasileiro. Ele acumula músicas baixadas mais de 10 milhões de vezes em plataformas como o Spotify.
Em suas músicas, fala sobre sexo, ostentação e o fato de ser filho de um dos principais traficantes de drogas do Brasil, preso há mais de 20 anos.
Mauro tem 25 anos. Nasceu em 1º de março de 2000, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e passou sua infância no Morro do Alemão.
Saiba quem é Marcinho VP
Márcio dos Santos Nepomuceno nasceu em 1970 na favela do Vigário Geral, zona norte do Rio, mas logo se mudou para São João de Meriti.
Marcinho teria começado a traficar drogas no início na década de 1980 e ascendeu dentro da hierarquia do CV.
O apelido “VP” pode ter surgido no início da carreira no tráfico, já que costuma ser usado como sigla para a expressão “vapor”, um pequeno vendedor de drogas.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.