This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Segurança pública
3
min de leitura

Marcinho VP afirma ter ajudado ex-governador do Rio de Janeiro: “foi o maior charlatão, o maior facínora que já conheci”

Preso por tráfico em um presídio federal, ele também conta que se sentiu traído por Cabral, chamando-o de o “maior Judas que já conheceu”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/2/2025 16:57
Vinicius Andrade/UOL

O traficante Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, é conhecido como um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Preso pelo assassinato de dois traficantes rivais em 1996, o criminoso foi transferido para os sistema de presídios federais  após ser acusado de comandar o crime de dentro da cadeia em que estava.

Na prisão, ele escreveu um livro chamado Verdades e Posições: O Direito Penal do Inimigo, em que contou sobre sua trajetória no mundo do crime.

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva gratuitamente.

Em um trecho, Marcinho VP alega ter ajudado o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (MDB), na campanha para a prefeitura da capital carioca em 1996.

Em uma entrevista para a rede Record, o criminoso conta que conheceu Cabral no mesmo ano, durante um show do grupo Molejo no Complexo do Alemão:

Foi em um domingo, ele subiu no meu camarote, lá comeu e bebeu, me abraçou, me elogiou pra caramba… Ele viu que eu estava armado, me abraçou, me elogiou e agradeceu por tudo que eu estava fazendo por ele.”

Segundo o presidiário, o ex-governador teria recebido ajuda do Comando Vermelho para ganhar votos e apoio de cabos eleitorais:

Ajudei na campanha dele de 1996, com centenas de cabos eleitorais. Tudo 0800, ele não gastou um real. A pedido nosso, centenas de pessoas o apoiaram. Ele foi no meu palanque para fazer discurso, contou as histórias dele e me enganou direitinho.”

O bandido estima ter conseguido cerca de 50.000 votos para o candidato. Naquele ano, Cabral concorria pelo PSDB e perdeu para Luiz Paulo Conde (Democratas).

O ex-governador teria virado as costas para o traficante e seus aliados, sendo considerado por Marcinho VP como um traidor:

Maior Judas que eu conheci na minha vida, daqueles que cospem no prato que comeu e vira as costas para que o ajudou algum dia.”

O criminoso diz que se revolta com a trajetória do político pela forma como ele agiu à frente do governo:

Para mim não faz diferença ele ter me transferido para o presídio federal, é o trabalho dele, ele era governador. Minha maior indignação é que ele cuspiu no prato que comeu, fez muito mal para a população carioca, Sérgio Cabral Filho foi o maior charlatão, o maior facínora que já conheci.”

Traficante chamou Cabral de xerife de organização criminosa

Marcinho VP também criticou a política de segurança que o governador implantou no estado e acusou Cabral de chefiar “a maior organização criminosa do Rio”:

É muita demagogia, o cidadão mandava centena de ladrões de galinha favelados para os presídios federais alegando que estava combatendo o crime organizado e hoje se descobre que a maior organização criminosa do Rio de Janeiro estava instalada dentro do Palácio Guanabara e Sérgio Cabral Filho era o xerife daquela organização ao cacique mor.”

Os advogados de Sérgio Cabral negam que ele tenha se encontrado ou mantido qualquer relação com Marcinho VP

O político foi condenado a 430 anos de prisão após investigações da Lava Jato apontarem para o governador como líder de uma quadrilha que teria desviado mais de R$224 milhões.

Cabral foi preso em 2016 e passou a cumprir pena no regime domiciliar em dezembro de 2022.

No ano seguinte, o ex-governador teve a pena revogada após decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2)

Desde então, ele tem o direito de circular livremente com a condição de que utilize uma tornozeleira eletrônica.

Atualmente, Cabral usa as redes sociais para mostrar seu dia a dia e fazer alguns comentários políticos. Ele conta com mais de 51 mil seguidores no Instagram.

Em um dos vídeos, ele aparece na piscina de uma cobertura com vista para o Pão de Açúcar e recomenda alguns filmes:

O vídeo chamou atenção das redes e foi descrito por uma série de internautas como um retrato da impunidade no Brasil.

O Rio de Janeiro é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo e símbolo do Brasil. Contudo, a cidade está dominada por facções que lutam entre si para controlar cada centímetro do território da capital carioca

Em meio a esse cenário caótico, a população se tornou refém dos embates constantes entre organizações do crime organizado

O paraíso descrito em tantas músicas brasileiras que conquistou o imaginário do mundo inteiro parece estar em chamas

A Brasil Paralelo está investigando como uma cidade maravilhosa se transformou em uma zona de guerra

O triste retrato dessa realidade, Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas, estreia no dia 03 abril e será disponibilizado gratuitamente para todo o Brasil

Não perca o lançamento do documentário. Clique aqui e cadastre-se sem pagar nada para ser avisado do lançamento.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais