O FBI comanda uma caçada para encontrar o autor do disparo que matou Charlie Kirk durante um evento com estudantes na Utah Valley University.
O influenciador e fundador da Turning Point USA, foi atingido no pescoço por um tiro no pescoço enquanto respondia perguntas sob uma tenda no pátio do campus.
Logo após o ataque, um homem chegou a ser levado pela polícia, mas foi liberado após interrogatório.
Os policiais disseram ter recuperado a arma que acreditam ter sido usada pelo atirador.
É um rifle de ferrolho de alta potência, que foi deixado em uma zona arborizada por onde o criminosos teria fugido.
Agentes do FBI afirmam que também encontraram uma pegada possivelmente deixada pelo suspeito durante a fuga.
O comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, disse a repórteres que as autoridades tem um vídeo em boa qualidade do suspeitos:
“Temos, sim, um bom vídeo desse indivíduo. Não vamos divulgá-lo neste momento… Estamos trabalhando com algumas tecnologias e algumas formas de identificar esse indivíduo.”
Ele afirmou que as imagens só serão divulgadas na mídia se as não conseguirem identificar o suspeito:
“Se não tivermos sucesso, entraremos em contato com vocês, a mídia, e divulgaremos publicamente para nos ajudar a identificá-lo. Mas, neste momento, estamos confiantes em nossas capacidades.”
Manson disse que o atirador aparenta ser um homem jovem, com “idade de universitário”.
A imagem foi divulgada posteriormente:
Evidências apontam que o assassino estava no telhado de um prédio a aproximadamente 130 metros do evento.
Ele teria chegado ao campus por volta das 11:52 horas no horário local, o tiro foi disparado cerca de 20 minutos após o início do evento. Após a ação, o responsável teria fugido por um bairro próximo.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o suspeito correndo no telhado de um prédio após acertar:
Apesar da polícia não ter falado abertamente sobre o que motivou a ação, diversas autoridades já falaram que foi um crime político.
O governador Spencer Cox afirmou que se trata de um “assassinato político” e comparou o caso a outros atentados contra figuras públicas:
“Nossa nação está quebrada. Tivemos assassinatos políticos recentemente em Minnesota. Tivemos uma tentativa de assassinato contra o governador da Pensilvânia, e tivemos uma tentativa de assassinato contra um candidato presidencial, ex-presidente e agora atual presidente dos Estados Unidos”
Trump também disse que a retórica da “esquerda radical” é responsável pelo ataque contra Kirk e outros crimes:
“Durante anos, a esquerda radical comparou americanos maravilhosos como Charlie a nazistas e aos piores assassinos em massa e criminosos do mundo. Esse tipo de retórica é diretamente responsável pelo terrorismo que vemos em nosso país hoje, e precisa acabar agora mesmo”.
A forma como as informações são transmitidas pode mudar a maneira como você entende o mundo. A vítima vira culpado e o culpado se transforma em vítima.
Por isso, a Brasil Paralelo preparou uma imersão com o título Como Não Ser Manipulado, com o jornalista e doutor Daniel Lopez.
Clique aqui e garanta sua vaga.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP