O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, irá se reunir na tarde de hoje (16) com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
A reunião deverá preparar o terreno para um encontro presencial entre Lula e Trump. A reunião entre os presidentes ainda não foi agendada.
Vieira e Rubio deverão conversar sobre as tarifas adicionais de 40% contra o Brasil e a possibilidade de derrubar as sanções contra autoridades brasileiras.
O governo de Washington também tem interesse na exploração de minerais como lítio nióbio e terras raras.
Esses componentes são utilizados na indústria tecnológica e cerca de 70% da produção mundial deles atualmente é controlada pela China.
O encontro está previsto para às 15 horas, no horário de Brasília, e acontecerá na Casa Branca.
Marco Rubio fez o convite por telefone no dia 9, após uma conversa de aproximadamente 30 minutos entre Lula e Bolsonaro.
Vieira está nos EUA desde segunda-feira (13), acompanhado de três auxiliares designados para compor a delegação brasileira.
Em Brasília a expectativa é alta. O ministro Fernando Haddad disse que conversou com Vieira para preparar a reunião no dia 15.
Haddad afirmou que o chanceler parece otimista e que acredita em uma possibilidade de melhora nas relações entre os países:
“Ele me pareceu bastante confiante no clima que se restabeleceu entre os dois governos. O clima mudou. Não sei o caminho que temos pela frente ainda, mas acredito que a gente abriu uma avenida para estabelecer relações cordiais, isolando essa questão política da questão econômica”.
Eduardo Bolsonaro também comentou sobre o encontro, afirmando que o Brasil deveria mudar suas políticas internas para melhorar a situação com os EUA:
“A melhor solução é parar a perseguição nos tribunais, aprovar a anistia no Congresso e virar esta página… Então, a situação se normalizará”
Ele destacou que autoridades americanas já haviam falado que o motivo para as sanções contra o Brasil não são de origem comercial:
“A um dia da primeira reunião entre o secretário Rubio e Mauro Vieira, o secretário do Tesouro, Scott Bessant, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, reafirmaram que a tarifa de 50% imposta ao Brasil não tem origem em fatores meramente comerciais (10%), mas, sim, em motivações políticas e de direitos humanos (40%)”.
Na quarta-feira (15), o secretário do tesouro dos EUA, Scott Bessant, afirmou que os EUA se preocupam com o Estado de Direito e a censura no Brasil.
A censura é o principal tópico do novo documentário da Brasil Paralelo, God Complex. A primeira produção destinada ao público americano.
Com relatos de jornalistas, especialistas e ex-agentes do serviço secreto americano, a produção explica como os EUA criaram uma máquina de censura.
O filme estreia hoje, às 20 horas no canal do YouTube da Brasil Paralelo. Clique aqui e receba um alerta para não perder.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP