Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Programação BP
3
min de leitura

O que é preciso para evitar um divórcio? O filme “À Prova de Fogo” pode ajudar a refletir sobre o assunto

Lançado em 2008, o longa independente propõe uma reflexão sobre relações humanas e o amor.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/8/2024 19:47
Filme À Prova de Fogo - Divulgação

Ao perceber que estava perdendo sua esposa, Caleb Holt se compromete a salvar seu casamento em 40 dias. Ele é o protagonista do filme “À Prova de Fogo”. Interpretado por Kirk Cameron, o personagem é um bombeiro que descobre que seu relacionamento faliu porque ele se recusava a perceber o que realmente importava. 

Sinopse

O drama americano conta a história do bombeiro Caleb e sua esposa Catherine, um casal que está passando por uma crise no casamento. Quando ele descobre que ela está sendo cortejada por um colega de trabalho, decide fazer o que está ao seu alcance para reverter a situação. Tudo muda quando ele entende que não basta querer fazer o certo,  é preciso também se concentrar nos motivos do que está sendo feito. O filme é dirigido por Michael Catt e Jim Mcbride.

Reações do público

À Prova de Fogo foi a 4ª maior bilheteria de 2008, arrecadando US$33 milhões de dólares. No site Rotten Tomatoes, especializado em cinema, o filme é avaliado positivamente por 82% dos usuários. Veja alguns comentários:

  • Aurela S. - Ótimo filme na minha opinião. Mostra como focar no trabalho pode destruir um relacionamento. Mas colocar Deus em primeiro lugar pode fortalecer esse vínculo. Este filme ajudou meu casamento. Adorei.
  • Uma A. -Ter um filme destacando tão claramente a responsabilidade do homem cristão no casamento é, de fato, uma vitória para as eras. No meu livro, eu tinha que mencionar este filme - The Christian Feminist Manifesto de Onaoluwa Abimbola. É chocante que o filme não seja tão popular quanto sua obra homóloga dirigida a mulheres - "War Room". Independentemente disso, eu avalio este filme com 5. Todo cristão, homem ou mulher, precisa assistir Fireproof. É uma representação profundamente comovente e verdadeira do amor que um marido precisa mostrar à sua esposa.
  • Tiago L.- As sutilezas e mal-entendidos que acontecem em um casamento que deu errado são trazidos à tona de uma forma mais sutil do que o estilo normal de Hollywood. Uma coisa ótima é o exemplo de homens se abrindo um para o outro, o que está faltando no mundo de hoje. Este filme fará você pensar sobre seus relacionamentos se estiver disposto a ouvir.

O materialismo e o fim das relações humanas

“Ela não me vê”, lamenta Caleb ao pai sobre sua luta para salvar seu relacionamento com Catherine. Ele menciona já ter:

  • levado flores;
  • preparado um jantar romântico;
  • tentado dar mais atenção;

Seu pai o observa em silêncio, e é apenas ao notar algo atrás dele que Caleb compreende o que realmente precisa fazer. No processo para tentar salvar sua relação conjugal, suas ações estavam motivadas nas reações de sua esposa. Catherine o responde apenas com indiferença e hostilidade. Caleb percebe, então, que a via, mas não a enxergava. 

Por outro lado, Catherine também estava presa em seu próprio mundo. Focada na frustração de não ser notada pelo marido, ela recebe o conselho de se separar. No trabalho, encontra um homem apaixonado, disposto a oferecer tudo o que Caleb não conseguia. Quase decidida a partir, é surpreendida por atitudes inesperadas dele.

O casal entende que para o casamento dar certo é preciso colocar suas prioridades em ordem hierárquica. Para isso, é preciso renunciar àquilo que lhes agrada e satisfaz a curto prazo, de uma vez por todas.

Em uma das cenas, o protagonista chega a destruir seu computador. A atitude pode ser interpretada como uma metáfora para dar fim ao que o afastava da esposa. Diante das atitudes assertivas do marido,  Catherine acaba enxergando seus próprios erros. No fim, os dois entendem que o que faltava não era amor, mas compreensão e vontade de fazer dar certo. 

"À Prova de Fogo" pode ser interessante para que casais possam refletir sobre suas atitudes. Isso se aplica não apenas ao casamento, mas nas relações humanas em geral. Uma mensagem de esperança e virtude que pode ser um ótimo programa para um fim de semana.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais