Deputados de oposição culpam o PT por postura de Trump
A fala do presidente americano rapidamente se tornou alvo de debates entre parlamentares brasileiros, gerando reações divididas entre oposição e base governista.
O deputado Messias Donato (Republicanos-ES) criticou o governo Lula e ironizou a situação. “Parabéns PT, olha o que vocês arrumaram. Trump diz que Brasil é um dos países que querem ‘prejudicar os EUA’ e promete impor tarifas”, afirmou.
O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, também associou as declarações de Trump à postura diplomática do governo Lula.
“Com certeza, se [Jair] Bolsonaro estivesse no poder, seria diferente. A política do ódio que Lula prega aos EUA está dando resultados negativos ao Brasil. Essa declaração de Trump hoje é a prova disso”, disse Valadares.
Base governista diz que Trump quer taxar todos e critica apoiadores do presidente dos Estados Unidos
Por outro lado, parlamentares da base governista criticaram as falas de Trump. O deputado André Janones (Avante-MG) ironizou a postura protecionista do presidente americano e criticou setores liberais brasileiros.
“Trump todo dia fala em taxar todo o mundo, ele ama falar em tarifas. O mais engraçado é ver que os liberais aqui no Brasil estão apoiando isso tudo. Cadê aquela ideia de menos taxas e impostos que eles tanto defendem?”, indagou Janones.
Já o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) adotou um tom desafiador em sua resposta. “Donald Trump ameaça impor tarifas sobre países como Brasil, Índia e China. Nós não temos medo”, afirmou.
Apesar das declarações de Trump, nenhuma medida concreta foi adotada oficialmente. Enquanto isso, o episódio alimenta ainda mais a polarização política interna, com oposição e governo trocando acusações sobre os impactos das relações diplomáticas com os Estados Unidos no cenário econômico brasileiro.