This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump sugere tarifas ao Brasil e gera reações no Congresso Nacional

Declaração do presidente americano menciona Brasil, Índia e China como países que “prejudicam os EUA”; oposição critica postura do governo Lula, enquanto base minimiza impacto.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
28/1/2025 22:09
Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reacendeu o debate sobre tarifas protecionistas e declarou que pretende impor novas medidas comerciais contra países que, segundo ele, estariam “prejudicando os EUA”. O presidente falou especificamente sobre o Brasil, além de Índia e China

A declaração acontece em meio à implementação de sua agenda econômica no segundo mandato e gerou reações imediatas no Brasil, especialmente no Congresso Nacional.

Trump justificou a decisão afirmando que essas nações se beneficiam de acordos comerciais desiguais, prejudicando a economia americana. 

Segundo o presidente americano, as tarifas seriam uma forma de “equilibrar o jogo” e proteger os interesses dos trabalhadores e empresas dos Estados Unidos.

Deputados de oposição culpam o PT por postura de Trump

A fala do presidente americano rapidamente se tornou alvo de debates entre parlamentares brasileiros, gerando reações divididas entre oposição e base governista.

O deputado Messias Donato (Republicanos-ES) criticou o governo Lula e ironizou a situação. “Parabéns PT, olha o que vocês arrumaram. Trump diz que Brasil é um dos países que querem ‘prejudicar os EUA’ e promete impor tarifas”, afirmou. 

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, também associou as declarações de Trump à postura diplomática do governo Lula. 

“Com certeza, se [Jair] Bolsonaro estivesse no poder, seria diferente. A política do ódio que Lula prega aos EUA está dando resultados negativos ao Brasil. Essa declaração de Trump hoje é a prova disso”, disse Valadares.

Base governista diz que Trump quer taxar todos e critica apoiadores do presidente dos Estados Unidos

Por outro lado, parlamentares da base governista criticaram as falas de Trump. O deputado André Janones (Avante-MG) ironizou a postura protecionista do presidente americano e criticou setores liberais brasileiros.

“Trump todo dia fala em taxar todo o mundo, ele ama falar em tarifas. O mais engraçado é ver que os liberais aqui no Brasil estão apoiando isso tudo. Cadê aquela ideia de menos taxas e impostos que eles tanto defendem?”, indagou Janones.

Já o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) adotou um tom desafiador em sua resposta. “Donald Trump ameaça impor tarifas sobre países como Brasil, Índia e China. Nós não temos medo”, afirmou.

Apesar das declarações de Trump, nenhuma medida concreta foi adotada oficialmente. Enquanto isso, o episódio alimenta ainda mais a polarização política interna, com oposição e governo trocando acusações sobre os impactos das relações diplomáticas com os Estados Unidos no cenário econômico brasileiro.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais