This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O Papel do Banco Central: entenda a origem dessa história e o que está acontecendo

Live da Brasil Paralelo analisará o tema, com a participação de Lucas Ferrugem, sócio-fundador, e Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises.

Por
Publicado em
10/2/2023 19:47

A Brasil Paralelo estará ao vivo no YouTube, às 21h, para analisar os recentes atritos envolvendo o Banco Central e as consequências econômicas dessa disputa.

Recentemente, após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de anunciar que manterá a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%, o presidente Lula criticou o órgão em uma reunião do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do dia 06/02, afirmando:

"É uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira".

No dia seguinte, ele falou mais sobre o tema em entrevista:

"Não é possível que a gente queira que este país volta a crescer com taxa de 13,75%. Nós não temos inflação de demanda. É só isso. É isso que eu acho que esse cidadão [Campos Neto], indicado pelo Senado, tenha possibilidade de maturar, de pensar e de saber como vai cuidar deste país. Ele tem muita responsabilidade", afirmou. 

As afirmações causaram incertezas no mercado, segundo o G1, gerando impactos nas curvas de juros e nas taxas de câmbio.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, respondeu às afirmações do presidente da República. Para ele, o Banco Central deve tomar medidas independentemente das medidas políticas:

"A principal razão no caso da autonomia do Banco Central é desconectar o ciclo da política monetária do ciclo político porque eles têm planos e interesses diferentes. E quanto mais independente você for, mais eficaz você é e menos o país pagará em termos de custo de ineficiência na política monetária".

Para entender essa questão, a Brasil Paralelo estará ao vivo no YouTube hoje a noite, às 21h. Lucas Ferrugem, sócio fundador da BP, receberá Hélio Beltrão, especialista em finanças pela Universidade Columbia e presidente do Instituto Mises Brasil. Não perca! 

Cursos para entender mais de economia

Para aqueles que desejam se aprofundar em Economia, essa é a hora. A Brasil Paralelo está com desconto de 40% em todos os cursos, documentários, filmes, programas e muito mais - toque aqui para ter mais informações.

No Núcleo de Formação, é possível assistir diversos cursos sobre Economia, como os cursos Um Passeio Pela História do Liberalismo e O que é o Capitalismo? 

Socialismo e capitalismo são termos que há muito fazem parte do nosso dia a dia, mas a compreensão de qual é a realidade que cada um deles procura reportar não alcançou a mesma amplitude no imaginário popular.

Entender o significado de tais palavras é um passo necessário para vislumbrar a política a partir de uma perspectiva mais lúcida, mas não é suficiente. 

Por isso, além de abordar essa questão, o curso O Que é o Capitalismo? aborda outros temas fundamentais, como a inviabilidade econômica do socialismo, as três formas de ação estatal, as consequências do estabelecimento do salário mínimo e por que os artistas apoiam ainda hoje o socialismo também são explorados.

Esse e mais de 90 cursos já estão disponíveis - assine agora com 40% de desconto antes que a promoção acabe.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais