As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“O império russo não será reconstruído. Vocês foram avisados”, diz chanceler da Polônia na ONU

Caças russos na Estônia provocam alerta de resposta militar da OTAN.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/9/2025 19:47
Reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, fez um pronunciamento contra a Rússia durante uma sessão emergencial do Conselho de Segurança da ONU.

A reunião foi convocada após a Estônia denunciar a violação de seu espaço aéreo por três caças russos MiG-31.

No discurso, Sikorski afirmou que Moscou ignora o direito internacional e alimenta ambições imperiais.

“O seu nacionalismo insano contém uma sede de dominação que não cessará até que percebam que a era dos impérios acabou — e que o seu império não será reconstruído”, disse.

O chanceler polonês fez um alerta e afirmou que haverá resposta caso outro objeto russo entre no espaço aéreo da Polônia.

“Se outro míssil ou aeronave entrar em nosso espaço sem permissão, deliberadamente ou por engano, e for abatido, com os destroços caindo em território da OTAN, por favor, não venham aqui reclamar. Vocês foram avisados”.

Sikorski citou episódios históricos para justificar a gravidade da ameaça russa. Ele lembrou a mobilização de 1914, que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

Recordou também o pacto Hitler-Stalin, que abriu caminho para a Segunda Guerra. Por fim, mencionou a sovietização do Leste Europeu, que resultou na Guerra Fria.

Reações no Conselho de Segurança

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper, também criticou a Rússia.

“As suas ações imprudentes arriscam um confronto armado direto entre a OTAN e a Rússia. A nossa aliança é defensiva, mas não se iludam, estamos prontos para defender os céus e o território da OTAN”, declarou.

Em resposta, o vice-embaixador russo na ONU, Dmitry Polyanskiy, rejeitou as acusações e disse que se tratava de uma tentativa de “culpar a Rússia por tudo”.

Escalada dos conflitos no Leste Europeu

Na Polônia, o primeiro-ministro Donald Tusk reforçou a posição do país, afirmando que qualquer aeronave que entrar em espaço aéreo polonês será abatida.

“Não há absolutamente nenhuma discussão sobre isso”, afirmou em coletiva.

Diante do incidente, a Estônia pediu consultas formais à OTAN com base no artigo 4 do tratado da aliança, que prevê diálogos sempre que a segurança de um Estado-membro esteja ameaçada.

No início de setembro, a própria Polônia já havia acionado o mesmo artigo após drones russos cruzarem sua fronteira, o que levou ao lançamento da missão “Sentinela de Leste”, destinada a reforçar a defesa no flanco oriental da aliança.

Acompanhe os discursos na Assembleia da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta terça-feira (23) a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Desde 1955, cabe ao Brasil a tradição de iniciar os discursos, seguido pelos Estados Unidos.

Foi a décima vez que Lula ocupa o púlpito da ONU para dar início ao debate entre chefes de Estado.

Veja os discursos no canal da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais