Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
Veja os principais feitos do economista com décadas de serviço público no governo federal e em Minas Gerais

Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, morreu nesta quarta-feira, 26 de março de 2025, aos 77 anos, após uma parada cardiorrespiratória.
Internado desde 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, enfrentava um linfoma não Hodgkin diagnosticado em 2024.
- Um linfoma não Hodgkin é um câncer dos linfócitos, células do sistema imunológico que combatem infecções. Atinge o sistema linfático (gânglios e vasos), fazendo essas células crescerem sem controle.
A prefeitura confirmou o falecimento, e o vice-prefeito, Álvaro Damião (União), assumiu o cargo.
Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Noman dedicou mais de 50 anos ao serviço público, com atuação em governos do PSDB e na gestão da capital mineira.
Eleito vice-prefeito em 2020 na chapa de Alexandre Kalil, assumiu a prefeitura em 2022 após a renúncia de Kalil para concorrer ao governo estadual.
Em 2024, venceu a eleição municipal com 53,73% dos votos, mas sua saúde já estava fragilizada.
Fuad Noman deixa esposa, dois filhos e quatro netos.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
Veja os principais feitos da carreira de Fuad Noman:
- Plano Real (1994): No Ministério da Fazenda, coordenou bancos federais para estabilizar a economia sob Fernando Henrique Cardoso.
- Choque de Gestão (2003-2006): Secretário da Fazenda de Minas Gerais com Aécio Neves, reduziu a dívida pública com cortes de gastos.
- Infraestrutura em Minas (2007-2010): Como secretário de Transportes, geriu obras viárias no governo Aécio.
- Copa de 2014: Secretário extraordinário com Antonio Anastasia, organizou investimentos em BH.
- Prefeitura de BH (2022-2025): Priorizou obras e gestão urbana; reeleito em 2024.
Noman tomou posse virtualmente em 1º de janeiro de 2025, com discurso lido por Damião: “Sempre trabalhei pelo bem da cidade”.
Polêmicas
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte até seu falecimento em 26 de março de 2025, enfrentou diversas polêmicas em sua trajetória, especialmente durante a campanha de reeleição em 2024.
Uma das principais controvérsias veio à tona quando o deputado Nikolas Ferreira (PL) e apoiadores de Bruno Engler (PL), seu adversário no segundo turno, o acusaram de promover conteúdo impróprio em seu livro “Cobiça”, publicado em 2020.
A obra, que narra o estupro coletivo de uma criança de 12 anos, foi chamada de “pornográfica” por críticos como o vereador Jorge Santos (Republicanos), que tentou, em 2023, uma moção de repúdio na Câmara Municipal. Noman defendeu-se afirmando que os trechos foram tirados de contexto, mas o caso gerou intensa repercussão nas redes sociais e debates eleitorais.
Outra polêmica marcou sua gestão durante as chuvas de 2024-2025, que resultaram em seis mortes e 15 feridos na capital mineira.
Em julho de 2024, o prefeito destacou obras contra enchentes como prioridade:
“Sinto-me ainda mais forte para terminar as obras contra as enchentes”. Por outro lado, a oposição questionou a eficácia das medidas.
Reportagens apontaram que os investimentos foram insuficientes para evitar tragédias.
O prefeito recebeo o diagnóstico delinfoma não em 2024.
Críticos sugeriram que sua campanha à reeleição desviou o foco da administração.
A saúde de Noman também foi alvo de
Internado desde 3 de janeiro de 2025, após complicações do câncer e uma parada cardiorrespiratória que o levou à morte, ele passou os últimos meses afastado, com o vice Álvaro Damião no comando.
A prefeitura de Belo Horizonte emitiu uma nota através do Instagram:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
![[VENDA] ÚLTIMA CRUZADA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fda3cf107-28fd-466c-9187-23938fb762cd.webp&w=3840&q=75)
![[VENDA] ÚLTIMA CRUZADA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Ff62898e0-25a7-41bd-9d1a-2ddc9d188d25.webp&w=3840&q=75)
.jpg&w=3840&q=75)
.webp&w=3840&q=75)













.jpg&w=3840&q=75)
.jpg&w=3840&q=75)


