Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Milei suspende gastos do governo com propaganda, reduz cargos federais em 34% e corta pela metade os ministérios na Argentina

Medidas visam reduzir os gastos públicos do país que já conta com uma inflação de 140%

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/12/2023 18:34
Foto: GUSTAVO GARELLO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo do novo presidente da Argentina, Javier Milei, vai suspender por um ano a propaganda oficial nos meios de comunicação do país. A medida era uma promessa de campanha e foi anunciada nesta terça-feira (12).

O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, anunciou a medida em entrevista coletiva. Adorni anunciou também a redução de 34% dos cargos federais.

Medidas para diminuir o Estado argentino e os gastos públicos são prioridades para Milei

Junto do corte das verbas de publicidade e dos cargos públicos, o governo Milei cortou 50% dos ministérios da Argentina para reduzir os gastos públicos e enfrentar a crise econômica do país.

Na prática, os cortes resultaram na redução de:

  • 18 para 9 ministérios;
  • 106 para 54 secretarias;
  • 182 para 140 subsecretarias.

O antigo governo de Alberto Fernández e Cristina Kirchner deixou de herança para o país uma inflação na casa dos 140% e um aumento considerável da pobreza.

Ao confirmar a decisão de suspender a propaganda oficial na mídia, o governo ratificou o que a equipe de Milei tinha indicado dias antes da posse.

“É relevante compreender que o Estado tem de encolher e que o Estado do tamanho de um elefante não pode continuar a existir porque do outro lado tem gente que o sustenta com os seus impostos, que não consegue pôr um prato de comida na mesa”, afirmou Adorni. “O objetivo é fazer o impossível no curtíssimo prazo para evitar a catástrofe”.

O porta-voz disse, ainda, que o novo governo iniciou “a revisão dos contratos e de cada uma das nomeações do Estado no último ano”, e alertou que “qualquer funcionário que não queira prestar a informação que o presidente e os seus ministros solicitarem, terá a sanção correspondente”.

Às vésperas da eleição, Alberto Fernández bateu recordes com a publicidade estatal

Segundo o jornal argentino El Clarín, os gastos com publicidade oficial mostram que de janeiro a outubro o governo de Fernández gastou mais de 40 bilhões de pesos. O número é quase dez vezes maior do que em 2021.

As informações foram retiradas do relatório oficial da Secretaria de Mídia e Comunicação da Presidência da Argentina.

Logo depois da eleição, Milei já tinha anunciado o compromisso de privatizar três meios de comunicação: a TV Pública, a Rádio Nacional e a agência de notícias Télam.

Para o novo presidente argentino, a TV Pública é um “mecanismo de propaganda” e, durante a campanha, disse que a mídia estatal atuou para favorecer o candidato governista, Sergio Massa, ministro da Economia de Fernández.

Conheça a história de Javier Milei, novo fenômeno argentino

Para que você tenha condições de acessar conteúdos por meio de alternativas livres e independentes, a Brasil Paralelo decidiu trazer um conteúdo inédito e gratuito para o Brasil.

Trata-se do documentário argentino Javier Milei - A Revolução Liberal.

O filme foi produzido e dirigido por Santiago Oría, documentarista que acompanhou Milei de perto e participou diretamente da equipe do candidato.

Sem meias palavras, é possível afirmar que o documentário é uma peça de propaganda da campanha de Javier Milei. 

De qualquer forma, a Brasil Paralelo acredita que todos merecem ter acesso a esse material.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais