Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Médicos revelam quadro de Jair Bolsonaro após 12 horas de cirurgia

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia no intestino após passar mal durante visita ao Rio Grande do Norte. Leia o boletim médico.

Por
Publicado em
14/4/2025 12:18
📸 Reprodução/Redes Sociais

Após sentir fortes dores durante um evento em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, no dia 11 de abril de 2025, Jair Bolsonaro foi internado e transferido para Natal, seguindo depois para Brasília.

No domingo, 13 de abril, ele passou por uma cirurgia de 12 horas no intestino no Hospital DF Star, na capital. 

O procedimento, que desfez aderências causadas por uma obstrução no intestino delgado foi concluído com sucesso, segundo o boletim médico. 

  • As aderências são uma sequela da facada sofrida em 2018.  

Agora na UTI, Bolsonaro está sem dor, recebendo cuidados clínicos, suporte nutricional e medidas para prevenir infecções, com um quadro de saúde estável.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O que levou à cirurgia

Na última sexta-feira, 11 de abril, Jair Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte, cumprindo uma agenda de visitas a municípios e obras que receberam recursos federais durante sua gestão.

No entanto, o ex-presidente passou mal e precisou de atendimento médico de emergência na cidade de Tangará, localizada a aproximadamente 90 km da capital do estado.

Bolsonaro foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde foi estabilizado.

Após o primeiro atendimento, foi transferido de ambulância para o estádio municipal de Santa Cruz e, posteriormente, transportado de helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal.

Na noite de sábado, 12 de abril, Jair Bolsonaro foi transferido em uma UTI móvel para Brasília, onde foi internado no Hospital DF Star.

Esta é a sexta cirurgia do ex-presidente desde a facada sofrida em 2018

Em 6 de setembro de 2018, o então candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O atentado aconteceu enquanto ele era carregado por apoiadores no meio da multidão.

A faca atingiu o abdômen de Bolsonaro e perfurou órgãos internos, incluindo o intestino delgado e grosso, exigindo cirurgia de emergência

A cirurgia do último domingo foi a sexta desde o episódio em Juiz de Fora.

De acordo com o gastroenterologista Alexandre Carlos, médico-assistente do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a perfuração pela faca provoca uma inflamação na cavidade abdominal e algumas cicatrizes.

"Às vezes, essas cicatrizes 'puxam' o intestino, causando uma obstrução parcial ou total do órgão."

Íntegra do boletim médico

NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025
O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de grande porte para extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal.
O procedimento durou cerca de 12 horas, transcorreu sem intercorrências e não exigiu transfusão de sangue. A obstrução intestinal foi causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. Essa condição foi resolvida durante o processo de liberação das aderências.
No momento, o ex-presidente encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clinicamente estável, sem dor, e recebendo suporte clínico, nutricional e medidas de prevenção de infecções.
Equipe médica:
Dr. Cláudio Birolini – Chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais