Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Lula sanciona Lei que cria o Dia Nacional do Funk

Na última quarta-feira, dia 31 de julho, o Presidente Lula sancionou uma Lei que cria a data no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/8/2024 23:44
Reprodução redes sociais.

A partir de 2025, o Brasil passará a comemorar o Dia Nacional do Funk. Na semana passada, o presidente Lula sancionou um projeto de lei que cria oficialmente a data no calendário oficial do país. 

Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que o “reconhecimento é merecido”. Também compartilhou sua opinião sobre o gênero musical: 

"O Funk é muito mais do que um gênero musical. É uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades [da periferia]. O Funk é voz, é identidade, é resistência!", afirmou Lula na publicação.
Baile Funk. Imagem Vincent Rosenballt/ Agência Olhares.

Por que a escolha do dia 12 de julho? 

A Lei foi criada por Alexandre Padilha, o atual ministro de Relações Institucionais do governo Lula. Na época, ele era deputado federal pelo PT, partido do presidente. 

A criação da norma ocorreu após uma reunião realizada pelo então deputado e  representantes do setor. Ele criou o projeto de Lei 2.229/2021, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022, com parecer favorável do Deputado Alencar Santana, também do PT. 

A escolha do dia 12 de julho teve o objetivo de homenagear o Baile da Pesada, realizado na década de 1970, no Rio de Janeiro. O evento foi um dos responsáveis pelo início da cultura de bailes Funk na cidade. 

Os organizadores foram os DJs Big Boy e Ademir Lemos. Na conhecida casa noturna Canecão, o evento estreia ocorreu no dia 12 de julho, data escolhida para homenagear o ritmo. 

Apoio e críticas ao projeto 

O DJ Marlboro, um dos mais populares do Brasil, gravou um vídeo nas redes sociais em que afirmou:

“Aqui no Rio de Janeiro, nasceram o chorinho, o samba, o maxixe a Bossa Nova, a Jovem Guarda e nasceu o funk. E o ritmo continua a ser tratado pela secretaria de segurança e não pela secretaria de cultura. Isso é uma coisa lamentável.

[...] De quatro em quatro anos precisamos fazer essa incursão para explicar ao Poder Público que o funk não é música de bandido”, afirmou o DJ, celebrando a criação da data comemorativa.  

A cantora Fernanda Abreu, que em 1995 gravou um disco com músicas de funk, também comemorou nas redes sociais:

“Hoje comemoramos o “Dia Nacional do Funk”. Esse gênero musical tão representativo da nossa cultura preta, pobre e favelada, e que hoje já atravessou todas as fronteiras!”, afirmou.

O projeto também recebeu severas críticas. 

A professora de português Cíntia Chagas publicou em suas redes sociais:

“Pela primeira vez eu concordei com ele [Lula]. Ele disse que o Funk é muito mais do que um gênero musical. E ele está certo. Afinal, o Funk é um instrumento de degradação, de achincalhamento e de desmoralização da figura feminina, inclusive das jovens. Ele deveria, inclusive, mudar o nome. ‘Dia Nacional do Funk’, não. ‘Dia Nacional da Vulgarização da Mulher’. 

O deputado federal Delegado Zucco também se manifestou:

“Com tanto problema para resolver e o mandatário fica criando ‘Dia Nacional do Funk’”, questionou em suas redes sociais. 

A criação da data comemorativa não significa que ela será transformada em feriado nacional. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais