Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula responde sanções dos EUA contra Moraes: “dia sagrado da soberania”

Lula reage às sanções dos EUA e à tarifa de 50% chamando o dia de “sagrado para a soberania brasileira”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/7/2025 20:04
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula reage às sanções dos EUA e à tarifa de 50% chamando o dia de “sagrado para a soberania brasileira”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou esta quarta-feira (30) como um “dia sagrado da soberania”.


A declaração foi uma resposta às sanções dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à oficialização da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
“Hoje conseguimos sancionar uma lei que protege os animais, as criaturas de Deus que habitam este planeta, garantindo que não sejam mais usados como cobaias. E agora eu estou com pressa, porque vou para uma outra reunião — desta vez para defender outra forma de soberania: a do povo brasileiro, frente às medidas tomadas pelo presidente dos Estados Unidos. Para mim, este é o dia sagrado da soberania — dos animais e dos seres humanos”.

Lula se manifestou após um evento em que sancionou uma lei que proíbe o uso de animais em pesquisas científicas, testes de cosméticos e práticas de ensino. 

Também enfatizou que o país vive um momento simbólico de defesa da soberania, tanto no que diz respeito à proteção dos animais quanto à resposta às medidas anunciadas pelo governo Trump.

Entenda a lei Magnitisky. 

Trump também oficializou imposição de tarifas hoje (30)

Mais cedo, o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, o que implica o bloqueio de bens que o ministro possa ter em solo americano, além da proibição de transações com cidadãos ou empresas dos EUA. Isso inclui, por exemplo, o uso de cartões de crédito com bandeira americana.

Na mesma linha, o presidente Donald Trump oficializou a imposição de uma tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros — somando 50% no total. No entanto, o decreto prevê várias exceções, como suco de laranja, petróleo, aviões civis, fertilizantes, veículos e produtos energéticos.

O decreto adia o início da tarifa, que estava previsto para o dia 1º de agosto, para entrar em vigor no próximo dia 6. 

Segundo a Casa Branca, a medida foi motivada por ações do governo brasileiro que estariam prejudicando empresas e cidadãos americanos, além de representar ameaças à liberdade de expressão, à política externa e à economia dos EUA.

Diante da escalada nas tensões, Lula convocou uma reunião emergencial com ministros para avaliar a situação. Devem participar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB).

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais