"‘Des filhes’ deste solo, és mãe gentil`” no verso que deveria ser “nos filhos deste solo és mãe gentil”. Essa foi a forma como o hino brasileiro foi cantado em um comício do candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. O evento foi no sábado, 24 de agosto, e contou com a presença do presidente Lula. O poema de Joaquim Osório Duque Estrada foi musicado no final do século XIX e se tornou símbolo nacional em 20 de janeiro de 1890. A ocorrência gerou críticas nas redes sociais. Internautas apontaram que a ação é contra a lei.
O artigo 34 da lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971 estabelece que:
A ação é considerada uma contravenção, ou seja, menos grave do que um crime. A lei estabelece multa ao infrator. O valor é calculado de acordo com a tabela de multas vigentes no país e pode dobrar em caso de reincidência.
A candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, postou o vídeo. Na legenda, ela afirma estar revoltada com a situação:
Ativistas de esquerda chamaram a situação de “bait” , isto é, uma forma de conservadores conseguirem atenção.
Outros apontaram que os críticos estariam sendo hipócritas. Isso porque apoiadores do ex-presidente Bolsonaro teriam “cantado o hino para um pneu”.
O deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que irá acionar a Procuradoria-Geral da República em busca de esclarecimentos:
Outros internautas criticaram a mudança na letra do hino, que é considerado um símbolo da Pátria:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP