Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Hino Nacional é cantado em linguagem neutra durante comício de Boulos

Deputado entrará com ação para cobrar explicações dos autores. A canção é considerada símbolo nacional, tendo sua integridade protegida por lei.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/8/2024 15:24
Campanha de Boulos - Divulgação

"‘Des filhes’ deste solo, és mãe gentil`” no verso que deveria ser “nos filhos deste solo és mãe gentil”. Essa foi a forma como o hino brasileiro foi cantado em um comício do candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. O evento foi no sábado, 24 de agosto, e contou com a presença do presidente Lula. O poema de Joaquim Osório Duque Estrada foi musicado no final do século XIX e se tornou símbolo nacional em 20 de janeiro de 1890. A ocorrência gerou críticas nas redes sociais. Internautas apontaram que a ação é contra a lei.

O artigo 34 da lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971 estabelece que: 

  • É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno[...]; 

A ação é considerada uma contravenção, ou seja, menos grave do que um crime. A lei estabelece multa ao infrator. O valor é calculado de acordo com a tabela de multas vigentes no país e pode dobrar em caso de reincidência.

A candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, postou o vídeo. Na legenda, ela afirma estar revoltada com a situação: 

Ativistas de esquerda chamaram a situação de “bait” , isto é, uma forma de conservadores conseguirem atenção. 

Outros apontaram que os críticos estariam sendo hipócritas. Isso porque apoiadores do ex-presidente Bolsonaro teriam “cantado o hino para um pneu”. 

Críticas

O deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que irá acionar a Procuradoria-Geral da República em busca de esclarecimentos:

Outros internautas criticaram a mudança na letra do hino, que é considerado um símbolo da Pátria:

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais