Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Governo Milei afirma não ter recebido pedido de asilo de Bolsonaro

A Argentina afirma não ter registro da carta mencionada no inquérito da PF. v

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/8/2025 13:32
O Globo

O governo argentino negou oficialmente ter recebido qualquer solicitação de asilo político de Jair Bolsonaro. Fontes ligadas ao presidente Javier Milei afirmaram a veículos internacionais, como a Reuters e a CNN Brasil, que não há registro de carta ou documento enviado pelo ex-mandatário brasileiro. O Itamaraty argentino manteve silêncio, e a embaixada do país em Brasília preferiu não se pronunciar.

A negativa ocorreu logo após a Polícia Federal anunciar que encontrou no celular de Bolsonaro um arquivo batizado de “Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx”, supostamente destinado a Milei. O documento, de 33 páginas, foi produzido em fevereiro de 2024 — poucos dias depois de a PF reter o passaporte do ex-presidente na Operação Tempus Veritatis.

No texto, Bolsonaro alegaria ser alvo de perseguição política e disse temer pela própria vida, evocando a possibilidade de novo atentado. Também escreveu que estava “na iminência de ter a prisão decretada de forma injusta e arbitrária pela mais alta corte do Brasil”. Em tom formal, pedia acolhimento imediato em território argentino.

  • Com o indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro, novas informações sobre o caso podem surgir a qualquer momento. Gostaria de receber essas notícias do dia diretamente em seu E-mail e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Contexto das acusações

Enquanto o vazamento da carta repercutia, Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro foram indiciados pela Polícia Federal. Segundo a acusação dos investigadores, ambos participaram de manobras para atrapalhar o andamento das apurações nos processos em que estariam envolvidos, no contexto da crise pós-eleição de 2022.

Defesa afirma que pedido de asilo nunca esteve nos planos de Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro reagiu rapidamente. O advogado Paulo Cunha Bueno declarou que a ideia de pedir asilo foi uma sugestão, nunca levada aditante por Bolsonaro:

“Muita gente mandava muita coisa para ele. Todo tipo de sugestão. Alguém mandou para ele o pedido de asilo em fevereiro de 2024. Ele podia ter ido, mas não foi. Ele não quis, não estava em prisão domiciliar, nem tinha tornozeleira. Teria condições de se evadir e não se evadiu”, afirmou em entrevista.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o advogado reafirmou que “a fuga nunca esteve nos planos [de Bolsonaro]. O ex-presidente permaneceu no país e compareceu a todos os atos processuais, inclusive àqueles em que sua presença não era exigida”. 

Quer entender mais sobre a trajetória de Javier Milei? Clique aqui e assista: Javier Milei? Clique aqui e assista:

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais