O governo Lula deve publicar até terça-feira (15) um decreto regulamentando a chamada Lei da Reciprocidade. A medida autoriza o Brasil a adotar medidas contra países que impuserem barreiras às exportações nacionais.
A iniciativa é uma resposta ao anúncio feito por Donald Trump no último dia 9. O presidente americano informou que aplicará uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos EUA. A medida começa a valer a partir de 1º de agosto.
Em declaração à imprensa, Alckmin afirmou que o texto do decreto já está pronto e será publicado “até terça-feira”.
A Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso em 2023, prevê retaliações tarifárias e não tarifárias a países que adotarem práticas comerciais consideradas lesivas ao Brasil.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu Ee-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
O que é a Lei da Reciprocidade Econômica?
Publicada em 14 de abril de 2025, a Lei nº 15.122/2025 autoriza o governo brasileiro a reagir contra países que adotarem sanções ou ameaças comerciais ao Brasil.
Entre as medidas previstas estão:
- aplicação de taxas;
- restrições a importações e investimentos;
- suspensão de concessões comerciais;
- em casos extremos, bloqueio de patentes e royalties.
As ações devem ser proporcionais ao impacto sofrido e visam proteger a economia nacional.
Entenda a geopolítica mundial
As taxas ocorreram após Trump criticar o BRICS, bloco político em que o Brasil se alia com o Irã, China e Rússia, países considerados pelos EUA como inimigos da liberdade e da livre economia. Entenda esse cenário com o Original BP O Fim das Nações:

.jpg)
.jpg)








.jpg)
.jpg)



.jpg)







