Enquanto o governo Lula tentava lidar com o impacto econômico da nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump, Jair Bolsonaro se pronunciou nas redes sociais.
Na noite de quarta-feira (9), o ex-presidente publicou um versículo do livro de Provérbios:
“Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme.” (Pv 29:2)
Bolsonaro já havia afirmado que continua sendo perseguido, mesmo fora do poder.
Na publicação feita em seu perfil, afirmou que é alvo de uma tentativa de destruição política, moral e judicial.
“Não por justiça, mas por medo”, diz o texto.
“A verdade é que Bolsonaro representa algo maior: um movimento que despertou milhões de brasileiros. E isso, nenhuma canetada, manchete, perseguição implacável ou inquérito político consegue apagar”.
O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de:
Ele nega todas as acusações.
Em suas declarações recentes, Donald Trump reforçou o apoio a Bolsonaro. Segundo o ex-presidente dos EUA, o aliado brasileiro está sendo vítima de uma “caça às bruxas”.
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”, escreveu Trump.
A defesa veio junto com o anúncio do tarifaço contra o Brasil. Em uma carta enviada a Lula, Trump criticou o tratamento dado ao ex-presidente pelo STF.
Para ele, o julgamento é uma “vergonha internacional”.
Trump também acusou a Suprema Corte brasileira de impor “ordens de censura secretas e ilegais” a plataformas de mídia social dos EUA.
A resposta do governo veio horas depois. Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e que não aceitará ameaças de interferência.
“A Justiça brasileira é quem conduz os processos contra quem tentou um golpe de Estado. Nenhuma ameaça externa vai mudar isso”, afirmou o presidente.
Lula prometeu usar a Lei da Reciprocidade Econômica para reagir às tarifas americanas.
O governo ainda rebateu os argumentos econômicos de Trump, alegando que, ao longo dos últimos 15 anos, os EUA acumularam um superávit de 410 bilhões de dólares no comércio com o Brasil.
O presidente americano deixou registrado em sua carta que qualquer retaliação será acompanhada de uma nova resposta — somada aos 50% de tarifa já anunciados.
“Se por algum motivo você decidir aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos”.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP