Lula anunciou que vai retaliar as tarifas de Donald Trump sobre produtos brasileiros utilizando a Lei da Reciprocidade Econômica.
Em nota oficial, afirmou que o Brasil é um país soberano e que a medida será respondida.
A Lei nº 15.122/2025, foi publicada no Diário Oficial da União em 14 de abril de 2025, pouco depois de Trump impor sanções de no mínimo 10% a uma série de países.
A norma, conhecida como "Lei da Reciprocidade Econômica", busca fortalecer a capacidade de resposta do Estado brasileiro a barreiras comerciais.
A medida pode ser acionada quando outro país ou bloco adotarem ações como ameaças comerciais, financeiras ou de investimentos contra o Brasil.
Países que violam acordos comerciais, ou buscam interferir em decisões internas também podem ser atingidos.
O Poder Executivo está autorizado a tomar medidas, que podem incluir:
Em casos excepcionais, o Brasil pode suspender direitos de propriedade intelectual, como o pagamento de royalties ou o reconhecimento de patentes.
As medidas devem ser proporcionais ao impacto econômico sofrido e buscar minimizar os danos à economia brasileira.
O "tarifaço" de 50% de Trump sobre os produtos brasileiros passará a valer a partir do dia 1º de agosto.
Na carta enviada a Lula e publicada em suas redes sociais, Trump citou a situação judicial de Jair Bolsonaro, chamando o julgamento no STF de "caça às bruxas":
“Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”
O presidente americano também citou acusações de que o Judiciário brasileiro estaria tomando medidas que ferem a liberdade de expressão e a democracia no país:
“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro)”
Além disso, Trump afirmou que o Brasil mantém práticas comerciais “injustas e desequilibradas” com os EUA.
Lula refutou a alegação de que os EUA estariam em desvantagem comercial, afirmando que o país historicamente exporta mais do que importa do Brasil.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP