This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Ex-deputado do PT é morto a facadas. Filho é o principal suspeito

Polícia afirma que ele foi atacado dentro de casa após um surto do filho.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/11/2025 13:01
Valor Econômico

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT), de 75 anos, foi morto a facadas nesta quinta-feira (6). 

O próprio filho do parlamentar, Francisco Frateschi, foi o responsável pelo assassianto durante um surto dentro da residência da família, afirma a Polícia Militar de São Paulo.

Paulo foi ferido na cabeça e no braço. Sua esposa, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir. Ela sofreu uma fratura e foi encaminhada a uma unidade de pronto atendimento.

De acordo com os registros policiais, o ataque ocorreu dentro da cozinha da casa. O ex-parlamentar chegou a ser socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu. 

Francisco foi contido ainda no local e encaminhado ao 91º Distrito Policial, que ficará responsável pelas investigações. 

A polícia isolou a cena do crime para perícia. Até o momento, as motivações exatas do surto ainda não foram esclarecidas.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Quem era Paulo Frateschi?

Frateschi foi um dos fundadores do PT e começou sua militância durante o regime militar, chegando a ser preso. Entenda como foi o período com o documentário 1964: O Brasil Entre Armas e Livros, clique aqui para assistir completo.

Ex-secretário de Relações Governamentais na gestão Marta Suplicy (2001–2004), também ocupou cargos de direção dentro do PT e era amigo pessoal do presidente Lula

Nota de pesar

O PT confirmou a morte e lamentou o ocorrido. A legenda destacou a importância de Frateschi na fundação do partido.

Leia a nota completa abaixo:

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido.
Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo.
Paulo Frateschi deixa um legado, marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ele ajudou a inspirar.
A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta.
Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam, a nossa mais sincera solidariedade."

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais