“Então cresceu essa nova direita em torno de um líder que apareceu e que despertou, digamos que uma nova direita que estava dormida”, Alexandre Garcia em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo para o documentário A Direita Brasileira.
Para o jornalista, o ex-presidente Jair Bolsonaro: "despertou uma direita com mensagens que a direita queria ouvir".
As primeiras manifestações de direita no Brasil ocorreram em 2013, com os 20 centavos. Em 2015, elas uniram diferentes grupos para revelar a insatisfação com a conjuntura do país. Em 2018, Jair Bolsonaro soube concentrar todos esses anseios em torno de sua figura.
Grupos divergentes se uniram em torno de 3 causas:
O establishment midiático se articulou em oposição ao candidato que concorria por fora, mas o povo, que se manifestava nas ruas, encontrava nas redes sociais o local para expressar suas opiniões.
Jair Bolsonaro conseguiu canalizar as 3 causas que uniam conservadores, liberais, monarquistas, entre outros grupos, em torno de sua figura.
"Qual a virtude do bolsonarismo? Falar uma língua que milhões de pessoas entendem, conseguir se conectar com milhões de pessoas. Não é simples", afirmou Joel Pinheiro, economista e colunista da Folha de S. Paulo em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo.
A jornada de 2013 a 2023 não marca apenas o ressurgimento da nova direita no Brasil. Ela marca uma década de transformação na história política da nova república brasileira.
A nova direita, como foi chamada, é um movimento que ressurge de forma improvável, em meio a manifestações estudantis convocadas pelas redes sociais.
Um movimento que une liberais, monarquistas, conservadores e, acima de tudo, pessoas insatisfeitas com os rumos do país em busca de uma alternativa. Uma trajetória acidentada que viu na internet sua maior força e nas ruas do país seu principal palco.
Contudo, o movimento rachou. Após a eleição de 2018, influenciadores de direita passaram a se contrariar publicamente e o movimento chamado de nova direita viu o começo da perda de sua coesão ainda prematura.
O povo se viu cada vez mais confuso e dividido sobre o que de fato estava acontecendo e qual era a solução.
Depois de 10 anos de um renascimento deste movimento político no Brasil, chegou a hora de revisitar essa história para buscar refletir sobre erros e acertos.
O novo documentário da Brasil Paralelo, A Direita Brasileira, poderá ser assistido gratuitamente por quem se cadastrar. Ele será disponibilizado gratuitamente na plataforma e aplicativo durante algum tempo aos que se cadastrarem.
Diferentemente das produções anteriores, lançadas apenas para os assinantes no app ou lançadas gratuitamente no YouTube, essa será a primeira vez que a Brasil Paralelo lança algo gratuito em seu próprio aplicativo.
Para que isso acontecesse, foi necessário desenvolver a tecnologia necessária no aplicativo da Brasil Paralelo. A exibição gratuita será por tempo limitado e acontecerá dentro da plataforma apenas para os cadastrados.
De 2013 a 2023, o novo documentário relembra a trajetória da nova direita, os grandes momentos, os principais personagens, os erros e também os acertos.
Foram entrevistados personagens que viveram essa história política na pele. São pessoas de todo o espectro ideológico que ajudaram a obter um retrato fiel da situação atual.
O novo filme não fala só sobre a direita ou sobre a política do país, fala sobre o povo brasileiro, sobre o que cada um sonhava para o país há 10 anos e sobre o que foi conquistado depois de muita luta e alguns tropeços.
Cadastre-se para assistir gratuitamente exclusivamente na plataforma da Brasil Paralelo. Quem não se cadastrar, não conseguirá assistir.
O seu e-mail é fundamental para receber o link de acesso ao novo filme no dia do lançamento, 13 de março, e a todas as informações sobre o novo documentário. Toque no link e cadastre-se agora.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP