"Após longas deliberações e reflexões, e considerando os talentos tremendos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir a posição de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio", revelou Trump em uma postagem na sua rede social Truth Social.
- Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!
O anúncio foi realizado no início da Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, Wisconsin. Horas depois, o senador recebeu formalmente a nomeação do partido após entrar no palco do evento ao som de "American First", de Merle Haggard.
Vance foi eleito para o Senado em 2022 e se tornou um dos mais fervorosos defensores da agenda "Make America Great Again" de Trump, especialmente em questões de comércio, política externa e imigração, três agendas prioritárias para Trump.
Anúncio de vice é realizado em primeira grande aparição pública após tentativa de assassinato
A tentativa de assassinato contra Trump em um comício realizado no sábado (13/07) abalou a campanha, reforçando a importância da eficiência na estratégia de segurança dos candidatos eleitorais aos altos cargos políticos.
Vance enfrentou críticas após o tiroteio que atingiu Trump “de raspão”. Ele realizou uma publicação em sua rede social X, que transmitiu de modo equivocado a impressão de que o presidente Joe Biden poderia ser o culpado pela violência sofrida por Trump.
"A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo", escreveu Vance. "Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump."
A Associated Press afirma que a escolha deve agradar a base republicana que é leal a Trump. Vance se tornou uma figura constante no circuito da mídia conservadora. Há algum tempo ele é apontado como o sucessor do ex-presidente na corrida eleitoral de 2028.
Ao escolher seu vice, Trump encerra os questionametos sobre a possível escolha de um negro ou latino, como estratégia para potencializar seu crescimento em meio a esse eleitorado. As pesquisas indicam que Biden tem registrado uma queda entre eleitores negros, pardos e principalmente entre os jovens. Nesse sentido, a escolha de Vance é um considerada estratégica.
Na publicação em que anunciou postagem sua escolha, Trump disse que Vance "estará fortemente focado nas pessoas pelas quais lutou tão brilhantemente, os trabalhadores e agricultores americanos na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além." Vários desses estados do Meio-Oeste são considerados estratégicos para conquistar delegados.
A Decisão Teria Sido Tomada Pouco Antes do Anúncio
A decisão do vice teria sido definida de modo apressado. Trump e Vance teriam conversado menos de meia hora antes da publicação no Truth Social em que o empresário anunciou o interesse em contar com o governador de Ohio como seu vice. Trump teria a intenção de anunciar a escolha no palco da convenção do Partido Republicano, mas não foi possível.
Não é a primeira vez que um vice-presidente é anunciado pouco tempo antes da nomeação do cabeça de chapa. No ano de 1980, Ronald Reagan tomou sua decisão menos de 24 horas antes de aceitar formalmente a nomeação do Partido Republicano George H.W. Bush aguardou até o momento da Convenção para se decidir.
A escolha de J.D. Vance como candidato a vice-presidente por Donald Trump marca um momento significativo na Convenção Nacional Republicana, que continuará amanhã (terça, 16/07) em Milwaukee.
A decisão de Trump visaria engajar sua base eleitoral, em especial os mais jovens, público entre o qual Joe Biden tem perdido apoio.
A convenção do Partido Republicano amanhã deverá ser o primeiro passo de Trump para disputar de modo formal sua volta à Casa Branca.