Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Donald Trump anuncia quem será seu vice-presidente

James David Vance foi o escolhido do republicano para ser seu companheiro de chapa na corrida pela presidência dos EUA

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/7/2024 0:40
CNN

O senador do estado de Ohio é um ex-crítico de Trump que se tornou um aliado leal. Aos 39 anos, ele será o primeiro representante da geração nascida entre 1980 e 1995, a integrar chapa de um grande partido nos Estados Unidos. De acordo com a Associated Press, a escolha ocorre em meio à necessidade de conquistar o eleitorado mais jovem e às severas críticas sobre o número de idosos que ocupam altos cargos no país.

"Após longas deliberações e reflexões, e considerando os talentos tremendos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir a posição de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio", revelou Trump em uma postagem na sua rede social Truth Social.

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

O anúncio foi realizado no início da Convenção Nacional Republicana, em Milwaukee, Wisconsin. Horas depois, o senador recebeu formalmente a nomeação do partido após entrar no palco do evento ao som de "American First", de Merle Haggard.

Vance foi eleito para o Senado em 2022 e se tornou um dos mais fervorosos defensores da agenda "Make America Great Again" de Trump, especialmente em questões de comércio, política externa e imigração, três agendas prioritárias para Trump.

Anúncio de vice é realizado em primeira grande aparição pública após tentativa de assassinato 

A tentativa de assassinato contra Trump em um comício realizado no sábado (13/07) abalou a campanha, reforçando a importância da eficiência na estratégia de segurança dos candidatos eleitorais aos altos cargos políticos.

Vance enfrentou críticas após o tiroteio que atingiu Trump “de raspão”. Ele realizou uma publicação em sua rede social X, que transmitiu de modo equivocado a impressão de que o presidente Joe Biden poderia ser o culpado pela violência sofrida por Trump. 

"A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo", escreveu Vance. "Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump."

A Associated Press afirma que a escolha deve agradar a base republicana que é leal a Trump. Vance se tornou uma figura constante no circuito da mídia conservadora. Há algum tempo ele é apontado como o sucessor do ex-presidente na corrida eleitoral de 2028.

Ao escolher seu vice, Trump encerra os questionametos sobre a possível escolha de  um negro ou latino, como estratégia para potencializar seu crescimento em meio a esse eleitorado. As pesquisas indicam que Biden tem registrado uma queda entre eleitores negros, pardos e principalmente entre os jovens. Nesse sentido, a escolha de Vance é um considerada estratégica.

Na publicação em que anunciou postagem sua escolha, Trump disse que Vance "estará fortemente focado nas pessoas pelas quais lutou tão brilhantemente, os trabalhadores e agricultores americanos na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além." Vários desses estados do Meio-Oeste são considerados estratégicos para conquistar delegados.

A Decisão Teria Sido Tomada Pouco Antes do Anúncio

A decisão do vice teria sido definida de modo apressado. Trump e Vance teriam conversado menos de meia hora antes da publicação no Truth Social em que o empresário anunciou o interesse em contar com o governador de Ohio como seu vice. Trump teria a intenção de anunciar a escolha no palco da convenção do Partido Republicano, mas não foi possível.

Não é a primeira vez que um vice-presidente é anunciado pouco tempo antes da nomeação do cabeça de chapa. No ano de 1980, Ronald Reagan tomou sua decisão menos de 24 horas antes de aceitar formalmente a nomeação do Partido Republicano George H.W. Bush aguardou até o momento da Convenção para se decidir. 

A escolha de J.D. Vance como candidato a vice-presidente por Donald Trump marca um momento significativo na Convenção Nacional Republicana, que continuará amanhã (terça, 16/07) em Milwaukee. 

A decisão de Trump visaria engajar sua base eleitoral, em especial os mais jovens, público entre o qual Joe Biden tem perdido apoio

A convenção do Partido Republicano amanhã deverá ser o primeiro passo de Trump para disputar de modo formal sua volta à Casa Branca. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais