This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Dilma Rousseff é homenageada na China por Xi Jinping com a Medalha da Amizade

A condecoração é entregue a quem ajudou na Modernização socialista do país. Dilma vê força na amizade e cooperação entre Brasil e China.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/9/2024 10:28
reprodução redes sociais

Ontem, 29 de setembro, Dilma Rousseff recebeu a medalha da amizade, maior honraria concedida pelo governo chinês. 

A condecoração é entregue a quem ajudou na "modernização socialista" do país. O prêmio  foi criado em 2015 e teve sua primeira edição em 2016. O primeiro a ser condecorado foi o presidente russo, Vladimir Putin.

A cerimônia aconteceu no Grande Salão do Povo, em Pequim, e integrou as comemorações dos 75 anos da República Popular da China.

No Instagram, Dilma afirmou que a medalha simboliza a cooperação entre Brasil e China.

  • Conheça o regime político chinês no original Brasil Paralelo História do Comunismo.

Em seu discurso de agradecimento, Dilma chamou o ditador Xi Jinping de “verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo". 

"O compromisso assumido pela China com a reforma e abertura não apenas permitiu a retirada de centenas de milhões de pessoas da pobreza, como contribuiu, de forma significativa, para o crescimento econômico e a estabilidade globais", declarou a ex-presidente.

Xi Jinping, por sua vez, destacou as boas relações de seu governo com o Brasil e disse que os países “compartilham as mesmas aspirações”. 

"O povo chinês nunca esquecerá aqueles amigos internacionais que fizeram contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da China e a amizade entre o povo chinês e o povo de outros países", finalizou o mandatário chinês. 

Premiação não é inédita

Dilma não é a primeira brasileira a receber a medalha. No início de 2024, dois outros brasileiros também foram condecorados. São eles:

  • José Raimundo Coelho, o ex-presidente da Agência Espacial Brasileira;
  • Evandro de Carvalho Menezes, professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas; 

Atualmente Dilma preside o Banco Nacional de Desenvolvimento, conhecido como Brics. A instituição é formada originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai se juntaram ao grupo. 

A sede fica em Xangai, na China, onde ela vive atualmente. Com a premiação, as relações entre Brasil e China ficam ainda mais fortalecidas. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais