This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Deputados querem saber a verdade sobre a influência da USAID em ONGs e na mídia brasileira

Parlamentares pedem investigação sobre influência da agência no Brasil, enquanto governistas defendem a importância da ONG para a assistência social.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/2/2025 18:48
Embaixada Americana

A maior polêmica política internacional da última semanafoi a controvérsia envolvendo o presidente Donald Trump e a USAID. 

Segundo Trump, a agência financia ONGs e veículos de mídia, além de protagonizar uma série de fraudes. 

Ele chegou a declarar que bilhões de dólares podem ter sido desviados da agência para a grande mídia, sugerindo que fundos foram usados para favorecer democratas na cobertura.

“Parece que bilhões de dólares foram roubados da USAID e de outras agências, muito disso vai para a mídia de notícias falsas como ‘recompensa’ por criar boas histórias sobre os democratas”, escreveu Trump nas redes sociais.

Trump e Musk são acusados de prejudicarem problemas sociais

Após as denúncias serem reveladas, o republicano expressou a intenção de fechar ou reduzir ao máximo a atuação da agência. 

Em contrapartida, o senador americano Bernie Sanders (Democrata) também se manifestou contra Trump e Musk, acusando-os de prejudicar programas sociais globais. 

“Elon Musk, o homem mais rico do planeta, está a desmantelar a USAID, que alimenta as crianças mais pobres do planeta. Isto é a oligarquia no seu pior”, declarou Sanders.

Parlamentares querem investigação sobre ONGs que teriam recebido dinheiro da USAID

No Brasil, parlamentares da oposição pressionam por investigações. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que a USAID, sob a administração Biden, financiou “ONGs, veículos de mídia e movimentos políticos com o objetivo de moldar narrativas e interferir nreagiu.a democracia brasileira”.

Os governistas reagiram. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou a decisão de Trump de fechar a USAID, destacando que, embora a agência tenha servido aos interesses do projeto imperialista norte-americano, também atua em programas emergenciais de combate à fome. 

“Critiquei a decisão de Donald Trump de fechar a USAID, agência estadunidense de ajuda internacional.”

Valente enfatizou que muitas vezes criticou a USAID por servir aos interesses imperialistas dos EUA e por ter proposto um acordo com o MEC. Por outro lado, acredita que a agência realize trabalhos importantes em programas de combate à fome, destacando que cortar esses programas, como feito pela administração Trump, poderia piorar a insegurança alimentar em diversos países.

A possibilidade de uma investigação está ganhando força. O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) defendeu uma resposta institucional às revelações feitas nos EUA.

 “Toda a exposição das interferências da USAID no Brasil requer reação institucional”, disse.

O senador Eduardo Girão (NOVO-CE) já solicitou informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o possível envolvimento da agência no Brasil e mencionou a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Estamos estudando uma CPI, assim como deputados de oposição têm se movimentado na Câmara dos Deputados”, afirmou.

  • A CPI é um instrumento do Congresso para investigar fatos de interesse público. Tem poder suficiente para convocar testemunhas, quebrar sigilos e exigir documentos. Criada por um terço dos parlamentares, tem prazo definido e termina com um relatório que pode levar a ações do Ministério Público.

A proposta de CPI encabeçada ainda está em fase de coleta de assinaturas. De acordo com o parlamentar goiano, ele já conta com o apoio de aproximadamente 70 deputados para criação do colegiado. Para o requerimento de CPI ser protocolado na Casa, é necessário 171 deputados terem aderido à iniciativa. 

Apesar de faltar cerca de 100 assinaturas para atingir o número necessário, parlamentares da Oposição garantem que continuarão pressionando para que as denúncias sejam apuradas.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais