Segundo fontes ouvidas pelo jornal Correio Braziliense, a denúncia será encaminhada ao STF antes do Carnaval.
Como o 8 de janeiro impactou a política brasileira?
A peça inicial deverá ser focada em acusar apenas Bolsonaro, afirmando que ele liderou uma organização que planejava um golpe de Estado para se manter no poder. De acordo com as acusações, além de Bolsonaro, o grupo incluía outras 39 pessoas, como o general Walter Braga Netto.
Segundo fontes próximas ao procurador-geral, Paulo Gonet, as outras duas acusações contra o ex-presidente incluem fraudes nos cartões de vacina e desvio de joias, serão analisadas em outro momento.
As denúncias serão divididas para individualizar a responsabilidade dos acusados com base em diferentes grupos de atuação, e facilitar o julgamento no STF.
- Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP.
A denúncia foi feita com base no relatório da Operação Contragolpe, pelo qual Bolsonaro teria participado do grupo que liderou um plano para impedir a posse do presidente Lula, então eleito.
De acordo com a Polícia Federal, Jair Bolsonaro foi indiciado em três artigos distintos, cujas penas somadas podem alcançar até 28 anos de prisão. Os crimes atribuídos ao ex-presidente são:
- Artigo 2º da Lei 12.850/2013: Integrar, promover ou financiar organização criminosa, com pena de 3 a 8 anos de prisão.
- Artigo 359-L do Código Penal: Tentar abolir o Estado Democrático de Direito por meio de violência ou grave ameaça, com pena de 4 a 8 anos.
- Artigo 359-M do Código Penal: Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, um governo legitimamente constituído, com pena de 4 a 12 anos.



.webp)




.png)
.png)



.png)
.jpg)
.png)
.png)
.jpg)
.jpg)

.webp)






