This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Crise nos EUA atinge a Embaixada no Brasil que anuncia paralisação de suas redes sociais

Governo e oposição no Congresso não entram em acordo sobre orçamento de 2026, gerando consequências econômicas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/10/2025 15:39
Embaixada dos EUA em Brasília. Foto: br.usembassy.gov

A crise orçamentária que paralisou parte do governo dos Estados Unidos começou a ter reflexos no Brasil. Nesta quarta-feira (1º), a Embaixada americana informou que sua conta oficial no X deixará de ser atualizada regularmente durante o shutdown, restringindo-se a comunicados urgentes de segurança.

Shutdown é a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos quando o Congresso não aprova o orçamento a tempo. Sem autorização legal para gastar, órgãos federais suspendem atividades, servidores são afastados ou trabalham sem receber até que o impasse seja resolvido.

Apesar da suspensão na comunicação digital, a representação diplomática garantiu que os serviços de passaporte e visto continuam ativos, tanto nos EUA quanto em consulados no exterior. A manutenção, contudo, dependerá do tempo que durar o impasse em Washington.

O que está em jogo?

O episódio marca o 15º shutdown do governo americano desde 1981. A paralisação começou após o Congresso não aprovar o orçamento para o ano fiscal de 2026. O bloqueio já afastou mais de 700 mil funcionários federais e gera um custo estimado de US$ 400 milhões por dia (cerca de R$ 2 bilhões).

Serviços considerados essenciais, como segurança, saúde pública e operações militares, continuam em funcionamento. Mas setores administrativos, pesquisas e até a divulgação de indicadores econômicos foram atingidos. Entre eles, o aguardado relatório de emprego de setembro, referência para investidores no mundo todo.

O clima político

A crise expôs a tensão entre o governo Trump e a oposição democrata. Os parlamentares rejeitaram a proposta orçamentária por não incluir a extensão de benefícios de saúde. Em resposta, o presidente declarou que pretende “fazer coisas irreversíveis, que são ruins” como retaliação, aumentando a incerteza em torno do desfecho da disputa.

Para acompanhar os desdobramentos desses e outros casos relevantes para o Brasil e o mundo, assine o Resumo BP, a newsletter jornalística da Brasil Paralelo. Clique aqui e receba as notícias de graça em seu e-mail.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais