"O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-lata" dizia Nelson Rodrigues. Para o autor, esse é um dos maiores problemas do Brasil, um dos fatores que impedem o desenvolvimento do país em diversas áreas.
A descrição do complexo de vira-lata surgiu a partir da coluna de Nelson Rodrigues para o jornal Manchete Esportiva, no ano de 1958. O autor estava descrevendo o comportamento que observava nas ruas do país após a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil.
Para ele, o que fez o Brasil perder a Copa ia além do futebol:
"Eu vos digo: - o problema da seleção não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente. É um problema de fé em si mesmo. O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-lata".
[...]
"A pura, a santa verdade é a seguinte: - qualquer jogador brasileiro, quando se desamarra de suas inibições e se põe em estado de graça, é algo de único em matéria de fantasia, de improvisação, de invenção. Em suma: - temos dons em excesso.
E só uma coisa nos atrapalha e, por vezes, invalida as nossas qualidades. Quero aludir ao que eu poderia chamar de 'complexo de vira-latas'. Estou a imaginar o espanto do leitor: - 'O que vem a ser isso?'. Eu explico.
Por 'complexo de vira-latas' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol. Dizer que nós nos julgamos 'os maiores' é uma cínica inverdade.
Em Wembley, por que perdemos? Porque, diante do quadro inglês, louro e sardento, a equipe brasileira ganiu de humildade. Jamais foi tão evidente e, eu diria mesmo, espetacular o nosso vira-latismo.
Na já citada vergonha de 50, éramos superiores aos adversários. Além disso, levávamos a vantagem Nelson Rodrigues Complexo de vira-latas do empate. Pois bem: - e perdemos da maneira mais abjeta. Por um motivo muito simples: - porque Obdulio nos tratou a pontapés, como se vira-latas fôssemos".
Teorias correntes no Brasil do século XX evidenciavam o complexo de vira-lata apontado. Um dos exemplos mais famosos é o pensamento de Monteiro Lobato:
"O Brasil, filho de pais inferiores – destituídos desses caracteres fortíssimos que imprimem – um cunho inconfundível em certos indivíduos, como acontece com o alemão, com o inglês, cresceu tristemente – dando como resultado um tipo imprestável, incapaz de continuar a se desenvolver sem o concurso vivificador do sangue de alguma raça original (Literatura do Minarete, por Monteiro Lobato, escrito em 1904 e publicado em 1959)".
Outros autores como Oliveira Viana, Nina Rodrigues são exemplos de brasileiros que adotaram teorias racialistas para afirmar que os brasileiros eram inferiores às ditas raças puras.
O anti complexo de vira-lata
Outros pensadores brasileiros se colocaram na contramão do complexo de vira-lata. Para Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, a força dos brasileiros estava na união entre diferentes etnias e culturas, nas coisas boas que surgiram dessa união.
Em entrevista à revista Veja, no ano de 1970, Freyre diz:
"O Brasil é, creio que se pode dizer sem dúvida, a mais avançada democracia racial do mundo de hoje, isto é. A mais avançada neste caminho de uma democracia racial".
Para o sociólogo, o Brasil possui uma união de etnias que é a chave dos bons elementos culturais do país.
No primeiro episódio da série Brasil Raiz, o Rasta visita o estado de Recife, sua terra natal, que também é a terra de Gilberto Freyre. O apresentador visitou a antiga casa do sociólogo em Recife, que hoje é um museu, e conversou com seus descendentes para entender mais sobre a visão de um dos maiores pensadores do Brasil.
Brasil Raiz e os tesouros escondidos pelo Brasil
A série Brasil Raiz chegou para divertir os brasileiros e mostrar o que tem de melhor em seu país.
Para redescobrir a identidade brasileira, o Rasta pegou a estrada e percorreu os quatro cantos do Brasil, conhecendo mais sobre as pessoas, as histórias e a cultura de cada local visitado.
A jornada do apresentador do Rasta News promete revelar o tesouro escondido nos grandes centros e pequenos vilarejos do país.
Brasil Raiz, o mais novo Original BP, é uma série onde comida, literatura, história e grandes aventuras se misturam para trazer diversão e revelar um pouco mais sobre o que é a tal da identidade brasileira.







.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)









