Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Programação BP
3
min de leitura

Conheça Bruno Musa, novo colunista da Brasil Paralelo

A coluna do economista irá ao ar todas às sextas-feiras, no portal Brasil Paralelo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/11/2024 18:47
Arquivo pessoal

A liberdade econômica é um estado natural que está diretamente ligado à prosperidade da sociedade. Quem afirma isso é o economista Bruno Musa, novo colunista da Brasil Paralelo. 

Musa explica que “quando os indivíduos são livres para operar em um ambiente competitivo, isso resulta em melhores produtos, serviços e melhora geral na qualidade de vida".

Formado pela Fundação Armando Álvares Penteado, pós-graduado em mercado de capitais, e atualmente, professor de graduação no Brasil e de pós-graduação em macroeconomia na Espanha.

Começou a trabalhar com economia aos 25 anos. Dezessete anos depois, casado e pai de dois filhos de três e um ano, busca compartilhar seu conhecimento nas redes sociais e em participações em veículos de mídia, como o próprio Brasil Paralelo. 

Ele tem 42 anos, é filho de mãe espalhola e pai brasileiro, divide-se entre o Brasil e a Espanha e é alinhado à Escola Austríaca de Economia, que é caracterizada pela defesa da liberdade econômica e suas várias previsões acertadas. 

O Brasil Paralelo tem um artigo completo sobre o assunto, leia aqui

Musa também é o sócio da Acqua Vero Investimentos. A corretora começou a operar em 2012 e afirma ter a missão de “transformar o mercado de investimento brasileiro, possibilitando a liberdade de escolha de acordo com o perfil de cada investidor”.

Liberdade e decisão

Em entrevista à Leda Nagle, explicou que a liberdade também ajuda no amadurecimento das pessoas. Para ele, o excesso de burocracia estatal tende a "tratar as pessoas como crianças imaturas"

Bruno argumenta que o excesso de intervencionismo estatal não apenas limita a liberdade, mas também impede o desenvolvimento de uma sociedade responsável e capaz. 

"A verdadeira liberdade implica responsabilização e a capacidade de decisão".

Defende ainda que educação financeira é essencial para o exercício construtivo da liberdade. Pensando nisso, criou o canal Minuto do Musa, onde compartilha dicas sobre finanças gratuitamente. 

O “imposto perverso”

O economista também é um crítico da injeção de capital que leva a juros e investimentos artificiais na economia.  Ele constantemente explica que a prática leva à inflação. Segundo Musa, a estratégia de "expansão da base monetária", leva ao aumento dos preços.

A inflação é um fenômeno exclusivamente monetário

Historicamente o excesso de oferta de qualquer ativo resulta na sua desvalorização se a demanda se mantiver constante e no caso da moeda, isso resulta na alta dos preços

A inflação é um fenômeno exclusivamente monetário. Historicamente, o excesso de oferta de qualquer ativo resulta na sua desvalorização se a demanda se mantiver constante, e, no caso da moeda, isso resulta na alta dos preços.

A situação se agrava com eventos externos, como a guerra na Ucrânia, que impacta os preços de energia e alimentos. 

Por isso, acredita ser necessário que as pessoas busquem entender as causas da e a importância de políticas que promovam a responsabilidade fiscal, a fim de mitigar os efeitos negativos na vida dos cidadãos.

"Precisamos entender as consequências das políticas populistas, pois, em última análise, a inflação é um imposto mais perverso que existe, que retira o poder de compra das pessoas".

Trump e o dólar

Musa explica que os Estados Unidos detêm o poder de impressão do dólar, que é amplamente aceito no mundo. 

Essa capacidade permite que o país imprima dólares e importe produtos fabricados em países com mão de obra mais barata, como a China, a preços competitivos.

“Nos últimos anos, não houve produção significativa de inflação no mundo, pois a China produzia em níveis extremamente baixos, com salários muito baixos. Os Estados Unidos, ao emitir dólares, conseguiam adquirir esses produtos a preços baixos".

Com a eleição de Trump, acredita que haverá uma virada econômica para o Brasil e o mundo. No entanto, não é entusiasta de algumas políticas dele, como o modelo tarifário. Em entrevista a Flávio Barreto, da Brasil Paralelo, disse:

"O modelo de tarifas que Trump propõe não é o que considero ideal para a economia". Mesmo assim, foi favorável à eleição de Trump. 

Assista à entrevista completa:

Saiba mais sobre Bruno Musa.

Minuto do Musa - podcast sore economia e investimentos

Quer investir com Bruno Musa? Clique aqui.

A coluna de Bruno Musa na Brasil Paralelo irá ao ar todas as sextas-feiras. O leitor terá a oportunidade de aprender mais sobre economia com um dos maiores especialistas do país.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais