Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Natal
3
min de leitura

Conheça a origem de Noite Feliz, uma das mais populares músicas de Natal de todos os tempos

A canção foi escrita há mais de 200 anos para levantar o ânimo dos austríacos após um ano difícil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/12/2024 16:15
Noite Feliz é uma das canções de Natal mais famosas do mundo. Foto: Shutterstock

Frei Gilson encerrou o Especial de Natal 2024 da Brasil Paralelo cantando “Noite Feliz”, música composta originalmente como "Stille Nacht" pelo padre Joseph Mohr e o organista Franz Xaver Gruber.

A canção foi entoada pela primeira vez em 24 de dezembro de 1818, em Oberndorf bei Salzburg, Áustria. O impacto foi imediato, e sua mensagem de paz tornou-se universal.

De poesia a melodia imortal

"Noite Feliz" foi escrita em um período de dificuldades em Salzburgo, após as Guerras Napoleônicas. O país estava devastado e as pessoas haviam perdido o sentido após a cidade perder sua independência e passar a pertencer ao império da Áustria. 

Pensando em relembrar o povo da importância de manter a esperança, Mohr escreveu o poema em 1816. Os versos foram musicados em parceria com Gruber, gerando a melodia que conhecemos hoje.  

Na véspera do Natal de 1818, foi tocada pela primeira vez na Igreja de São Nicolau. O santo deu origem ao mito do Papai Noel, como mostrou uma reportagem recente da Brasil Paralelo. Leia aqui.

Frei Gilson canta Noite Feliz no especial de Natal 2024 da Brasil Paralelo. A música foi escrita em 1816 na Áustria. Foto: Brasil Paralelo. 

De acordo com a BBC Brasil, inicialmente os manuscritos circularam por corais na Alemanha e Estados Unidos. Missionários cristãos, tanto protestantes quanto católicos, foram fundamentais na sua popularização, traduzindo-a para mais de 300 idiomas.

As traduções de Stille Nacht variam, adaptando-se ao ritmo e rimas de cada idioma. Em português, tornou-se "Noite Feliz", mantendo a essência de redenção e paz. 

Noite Feliz transcendeu seu contexto original, sendo interpretada por artistas como Elvis Presley e Kelly Clarkson, e presente em diversos filmes. A canção é um testemunho de como a música pode unir culturas e gerações.

“Noite mais feliz da humanidade”

Frei Gilson é um dos religiosos que mantém viva a tradição da Noite Feliz. Durante o Especial de Natal 2024, ele disse que a noite em que Jesus nasceu “foi a mais feliz da humanidade”. 

“João, capítulo 1 versículo 14: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós”, disse entre os instrumentais enquanto a música soava. Ouça: 

Letra original diz “noite silenciosa”

De acordo com o site Church Pop, apesar de ter sido traduzida como como Noite Feliz, a letra original diz Noite silenciosa.

O site traz como seria a letra caso o sentido literal tivesse sido mantido. Veja: 

“Noite silenciosa, noite santa

Tudo dorme, os únicos acordados são

O venerável e santo Casal

Um Menino de cabelos encaracolados

Dorme em uma tranquilidade celestial.

Noite silenciosa, noite santa

Aos pastores foi feito o primeiro anúncio

Pelos Anjos. Aleluia,

Que foi ouvida em toda parte

Cristo, o Salvador, está aqui!

Cristo Salvador está aqui!

Noite silenciosa, santa noite

Filho de Deus, que sorriso

Brota dos Seus lábios divinos

Marcando a hora da nossa salvação,

Ó Cristo, no dia do teu nascimento!

Ó Cristo, no dia do teu nascimento!”

Noite Feliz continua a ser um símbolo do Natal, unindo pessoas ao redor do mundo em uma mensagem de esperança e paz. Após dois séculos, a música continua trazendo as memórias da esperança e do amor para os austríacos e se transformou em uma tradição de fé.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais