Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

A História do “Papai Noel”, o homem que foi visitado por Jesus na prisão

Bispo que inspirou a lenda foi preso por bater em um homem considerado herege.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/12/2024 7:42
Foto: Iconografia ortodoxa// Getty images

A história do Papai Noel começa com Nicolau, um homem que viveu no século IV onde hoje é a Turquia. Ele era de uma família rica e desde jovem gostava de ajudar os necessitados. 

Quando cresceu, virou padre e depois bispo. Assumiu a diocese de Myra, que, na época, era na Grécia. Lá, tornou-se famoso por distribuir presentes aos pobres em segredo. Daí surgiu a lenda do velhinho que desce a chaminé.

Papai Noel defendia Jesus

O bispo Nicolau também era famoso por defender o cristianismo. Ele foi um dos participantes do Concílio de Nicéia, que ocorreu em 325.

Durante o encontro, as autoridades da Igreja condenaram as teorias do teólogo Ário. Essa ideologia, conhecida como arianismo, estava se tornando popular. A ideia nega que Jesus era Deus, o que despertou a fúria em Nicolau. 

Segundo o historiador Daniel-Rops, autor da coleção História da Igreja de Cristo, o bispo esbofeteou Ário, tamanha era a sua raiva dessa ideia. Os outros bispos se viram obrigados a repreendê-lo por sua raiva desmedida, apesar de concordarem com ele. 

Eles o prenderam e confiscaram seu pálio, a cópia manuscrita dos evangelhos que só os clérigos tinham. No entanto, o próprio Jesus o visitou em sua cela junto com Maria, lhe devolvendo o livro. 

Ele morreu em 345 e foi elevado à condição de santo da Igreja Católica em 1087. Sua festa é celebrada em 6 de dezembro. 

Depois damorte, seu túmulo, em Myra, tornou-se logo um local de peregrinação. Peças que pertenceram a ele começaram a ser consideradas milagrosas e sua popularidade aumentou.

Os diferentes nomes do papai Noel

O nome de São Nicolau ganhou variantes em todo o mundo. Veja algumas:

  • Na Holanda, São Nicolau virou Sinterklaas;
  • Nos Estados Unidos, "Sinterklaas" se transformou em Santa Claus;
  • No Brasil, foi adotado o nome Papai Noel.

A generosidade de São Nicolau inspira até hoje. Assim como ele, pessoas dos dias atuais também têm histórias motivadoras. Algumas delas estarão presentes no tradicional Especial de Natal da Brasil Paralelo. 

No dia 17 de dezembro,  Frei Gilson, Vilella,Victor Salles e outros estarão em um programa de três blocos com músicas e histórias de reflexão para esse fim de ano. 

Reserve seu ingresso virtual gratuitamente aqui. 

Quero assistir ao Especial de Natal. 

Mesmo quem não é cristão até hoje se inspira em São Nicolau. De um homem que defendia Jesus Cristo e presenteava pessoas secretamente, ele tornou-se um dos maiores símbolos de generosidade do mundo. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais